Exposição Do descarte à arte reaproveita sucatas diversas
A mostra pode ser conferida na Biblioteca da UFG do Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário, até o dia 12 de janeiro
Com a missão de reaproveitar materiais resgatados de sucatas de indústrias, ferros velhos e oficinas mecânicas, a arquiteta Andrea Caetano e o artista plástico Maicon Soares trazem para a UFG a exposição “Do descarte à arte”. A mostra pode ser conferida na Biblioteca do Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário.
Formada em arquitetura, Andrea conta que desde a faculdade os projetos que desenvolvia tinham apelo sustentável. “Sempre fui ativista nessa área. Durante o curso precisei desenvolver um projeto e não sabia como fazer”, afirma, contando que, por ser um serralheiro com talento nato, Maicon tinha, em sua oficina, materiais descartados que poderiam ser úteis.
“Ele me auxiliou a produzir o objeto e a partir disso ele começou a gostar de produzir arte e aperfeiçoar o trabalho”, conta. Segundo ela, foi assim que começaram a moldar esculturas e luminárias. “Não tínhamos custo, então era possível produzir arte sem gerar despesas e, ao mesmo tempo, retirar do meio ambiente aquilo que as pessoas jogavam fora”, relata.
A artista plástica conta que para produzir peças menores levam em média 10 minutos, mas quando se trata de peças conceituais gastam até um mês para concluir o trabalho. “Temos que unir as peças para dar forma aos objetos, por isso levamos esse tempo para finalizar os objetos”, afirma.
A mostra, que reúne mais de 30 obras, vai até o dia 12 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h15 até as 22h. A Biblioteca fica na Quinta Avenida, Setor Universitário, ao lado do Banco do Brasil.