Exposição em Goiânia homenageia Julio Shimamoto, mestre dos quadrinhos brasileiros
Que tal conferir uma exposição que homenageia um dos maiores quadrinistas do país? Nesta quinta-feira…
Que tal conferir uma exposição que homenageia um dos maiores quadrinistas do país? Nesta quinta-feira (15/9), estreia em Goiânia a mostra “Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro”, que apresenta obras originais de Julio Shimamoto.
A abertura da exposição será a partir das 18h, sediada na Vila Cultural Cora Coralina, com entrada franca para o público em geral. A mostra fica disponível até o dia 9 de outubro, quando também será atração da Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos, que acontece entre os dias 6 e 9/10.
Ao longo do evento, os visitantes poderão acompanhar desenhos que abrangem seis décadas de produção deste, que é um dos maiores artistas do Brasil quando o assunto é HQ. Para se ter ideia, é considerado o maior quadrinista brasileiro vivo, e coleciona diversas premiações – tanto na publicidade quanto nos quadrinhos, já tendo desenvolvido storyboards para comerciais de TV e cinema.
Dentre alguns prêmios, é possível citar: Colunistas, Clio Awards, Ângelo Agostini, HQ-MIX, FIQ, Bigorna, etc. A História do Rio Grande do Sul, Madame Satã I e II, Sombras, Musashi I e II, Subs, Claustrofobia, Banzai (sobre 100 anos da imigração japonesa no Brasil), Volúpia (antologia de quadrinhos eróticos), Shima (antologia de quadrinhos clássicos de terror) e AMO-R são alguns de seus principais álbuns em quadrinhos.
Um pouquinho mais de Julio Shimamoto
Natural do interior de São Paulo, Shimamoto é diretor de arte, artista plástico e uma verdadeira lenda dos quadrinhos. Ainda na infância descobriu seu talento para a arte, quando isolado no sítio do pai, já rabiscava o chão com gravetos.
Seu primeiro emprego de desenhista foi no Departamento Promocional da empresa multinacional “Sears, Roebuck & Co.” (Lojas Sears), que o fez ter certeza de que aquele era o caminho que queria seguir.
Ao longo de sua carreira, já produziu ilustrações para capas de revistas, desenvolveu livros didáticos, lançou histórias em quadrinhos e atuou como diretor de arte em diversas agências de publicidade nacionais e internacionais.
Hoje, aos 83 anos, Julio Shimamoto segue em plena atividade, com diversos projetos autorais, ainda na produção de quadrinhos e muito mais. Vale a pena acompanhar a exposição em sua homenagem!
Serviço
Exposição Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro” – homenagem a Julio Shimamoto
Quando: 15/9 a 9/10
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23 equina com a Rua 3, Centro
Abertura: a partir das 18h
Entrada franca
LEIA TAMBÉM: