ARTE E MEMÓRIA

Exposição em Goiânia retrata consequências de explosão na capital libanesa em 2020

Com registros do artista libanês Dia Mrad, a mostra fica disponível de 20 a 30/1

Artista Dia Mrad, ao lado de um dos seus registros (Foto: Divulgação)

Passados mais de dois anos desde a explosão química que atingiu a região portuária de Beirute – que deixou mais de 200 mortos e 6 mil feridos – a capital libanesa ainda sofre as consequências da tragédia. Para retratar a triste situação enfrentada, a Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Embaixada do Líbano no Brasil, promove a exposição fotográfica “Beirute: O Caminho dos Olhares”.

Com registros feitos pelo artista libanês Dia Mrad, a mostra ficará disponível entre os dias 20 e 30 de janeiro, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, com entrada franca para o público. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Sobre a exposição “Beirute: o Caminho dos Olhares”

Com a mostra, o objetivo é explorar as consequências da explosão, por meio de duas narrativas paralelas: a destruição dos edifícios históricos de Beirute e o marco zero da explosão, com foco nos silos de grãos que serviram como um escudo para a cidade.

Dia Mrad vive e trabalha na capital libanesa e por meio de um arquivo fotográfico contínuo, conseguiu registrar as transformações do ambiente desde o dia do acidente – que está em constante mudança.

Segundo conta a organização da mostra, seu trabalho se concentra em descobrir e arquivar histórias através da fotografia, centrada em torno da manifestação da história no ambiente construído.

Relembre a tragédia

Considerada uma das cidades mais antigas do mundo, Beirute é conhecida por ter sido destruída e reconstruída sete vezes. Por sua localização estratégica na costa do Mar Mediterrâneo, foi alvo de outras civilizações ao longo da história, o que também influencia seu corpo urbano.

Apesar disso, os últimos anos eram de estabilidade na cidade, até que em 4 de agosto de 2020, uma enorme quantidade de nitrato de amônio armazenada no porto de Beirute entrou em combustão, o que gerou uma das maiores explosões já vistas no mundo.

Para se ter ideia, a tragédia deixou mais de 200 mortos e cerca de 6.500 pessoas feridas, com outras centenas de milhares que acabaram perdendo suas casas e ficando desalojadas.

Sem dúvida, a exposição traz registros fortes e que ajudam a remontar a história da capital libanesa. Vale a pena conferir!

Serviço

O que: exposição “Beirute: o Caminho dos Olhares”

Abertura: 20/1, às 18h

Período de exposição: até 30/1

Onde: Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro

Endereço: Av. Dep Jamel Cecilio Q Area, 0 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-100

Horário de visitações: segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada franca