ARTE BRASILEIRA

Exposição em Nova York que denuncia assédio sofrido por brasileiras, ganha pré-estreia virtual

Nesta sexta-feira (14/1), acontece a pré-estreia da exposição “Oh, I Love Brazilian Women!”, que reúne…

Nesta sexta-feira (14/1), acontece a pré-estreia da exposição “Oh, I Love Brazilian Women!”, que reúne o trabalho de 12 artistas brasileiras, com o objetivo de fazer uma crítica em relação à imagem erotizada que a mulher brasileira tem no exterior.

Em formato virtual e gratuito, a transmissão será realizada às 19h15, pelo Instagram @apexartnyc, onde a curadora da mostra, Luiza Testa, apresenta ao público uma prévia sobre as obras que estarão disponíveis na apexarte, um dos espaços de arte mais cativantes de Manhattan, em Nova York.

A abertura oficial da mostra acontece no dia seguinte, 15 de janeiro, quando também será possível acompanhar um passeio virtual com detalhes sobre as obras expostas, apresentando a seleção de artistas e o processo de concepção do projeto.

Para participar das transmissões do dia 15, é preciso fazer a reserva do ingresso gratuito por meio da plataforma Eventbrite (clique aqui). O link de acesso para a sala será enviado para seu e-mail cadastrado na plataforma.

Sobre a  exposição “Oh, I Love Brazilian Women!”

Vídeo performance “A Cura” de Micaela Cyrino (Foto: divulgação)

A exposição, que ficará sediada da apexart, em Nova York, apresenta uma seleção de obras com temática relacionada ao “ser mulher”. Após várias pesquisas e um trabalho intenso com as artistas, as obras retratam as situações enfrentadas pelas mulheres ao longo do cotidiano, que enfrentam abusos, assédios, machismo e os mais diversos tipos de preconceitos.

“A intenção da exposição é abordar o problema do estereótipo da mulher brasileira, provando como a própria produção de cada uma das artistas contém uma multiplicidade de pensamentos, de histórias, de corpos e de formas de existir”, comenta a curadora Luiza Testa.

Diante das obras à mostra na exposição “Oh, I Love Brazilian Women!”, o público é levado para um momento de reflexão, que discute, questiona e responde a questões como: o que é uma mulher? Qual é a ligação entre a mulher e a natureza? Qual a diferença entre o sofrimento das mulheres negras e indígenas e o das brancas?

Além disso, a exposição também é capaz de trazer à tona uma realidade bem recente, mostrando como o isolamento pela Covid-19 impactou no aumento de casos de violência doméstica,

Acompanhe as transmissões e confira, mesmo que de longe, um pouquinho desse trabalho que promete despertar boas reflexões.

Serviço

Exposição “Oh, I Love Brazilian Women!” – exposição em Nova York

Live de pré-estreia: 14/1, no @apexartnyc às 19h15

Tour virtual: 15/1

Horário: 15h

Ingressos gratuitos: Eventbrite

Acesso gratuito

LEIA TAMBÉM: