Exposição fotográfica em Goiânia retrata a realidade do povo Kalunga
Na última segunda-feira (7/12), teve início a Semana Internacional de Direitos Humanos, que motivou a…
Na última segunda-feira (7/12), teve início a Semana Internacional de Direitos Humanos, que motivou a exposição fotográfica “Kalunga: lugar sagrado e de proteção”, que ficará disponível em Goiânia até o dia 14 de janeiro, na entrada principal do Fórum Heitor Moraes Fleury, da comarca de Goiânia. O acesso é gratuito e aberto ao público, disponível das 12h às 18h.
Com o objetivo de evidenciar, valorizar e mostrar a realidade da comunidade Kalunga, a mostra apresenta imagens registradas pela fotógrafa e servidora do CSS, Cecília Araújo.
Os registros foram feitos ainda neste ano, na Chapada dos Veadeiros, que abriga a comunidade que hoje representa o maior quilombo remanescente do país, com cerca de 2 mil famílias.
Segundo Sirlei Martins da Costa, juíza auxiliar da Presidência e uma das idealizadoras da Política de Direitos Humanos do TJGO, a exposição demonstra a importância das políticas desenvolvidas pela pasta, que também auxiliam e protegem a existência das comunidades tradicionais.
Sobre a exposição “Kalunga: lugar sagrado e de proteção”
De acordo com Cecília, a exposição retrata a força dos Kalungas, que até hoje lutam para que seus direitos sejam assegurados, e para que sejam vistos como seres humanos.
“Os Kalungas são, antes de tudo, fortes. Em suas veias correm o sangue daqueles que foram escravizados e que tiveram a coragem de se arriscar em meio a lugares inóspitos em busca da liberdade”, comenta Cecília em texto publicado pelo TJGO.
A fotógrafa comenta ainda sobre a situação em que a comunidade se encontra, já que são pessoas que não dispõem de todos seus direitos assegurados, e muitas ainda não têm acesso à moradia digna, saúde, trabalho e educação.
Por isso, é tão importante que a mostra seja realizada em meio a Semana de Direitos Humanos, até mesmo para difundir a importância de tais políticas.
Serviço
Exposição “Kalunga: lugar sagrado e de proteção” – exposição fotográfica em Goiânia
Quando: até 14/01
Onde: Fórum Heitor Moraes Fleury – R. 10, 165 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74120-020
Horário: as 12h às 18h
Acesso: gratuito
*Com informações do TJGO
Leia também:
- Vila Cultural Cora Coralina sedia exposição ‘Impressões Vigentes’, até 31 de janeiro
- Festival online ‘Na Ponta do Nariz’ apresenta atrações circenses nacionais e internacionais