ARTE

Exposição itinerante ‘Favela é Giro’ chega a Goiânia com entrada gratuita

Mostra reúne 20 obras que exploram a riqueza cultural das favelas brasileiras

O Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, recebe até o dia 2 de outubro a exposição itinerante Favela é Giro, promovida pelo Museu das Favelas, de São Paulo, em parceria com a EDP, empresa do setor elétrico. Com entrada gratuita, a mostra reúne 20 obras que exploram a riqueza cultural das favelas brasileiras, destacando a criatividade, a resistência e a força econômica dos territórios periféricos.

Com curadoria de Bruna Gregório, a exposição tem como proposta desmistificar estereótipos associados às favelas e evidenciar o impacto transformador da arte produzida nesses espaços. As obras são de artistas de diferentes regiões do Brasil, como Goiânia, Vitória (ES), São Sebastião (SP) e Ferraz de Vasconcelos (SP). Entre os goianos presentes estão João Ferré, Lucas Bororo e Mayara Varalho.

Favela é Giro propõe ainda um diálogo sobre a conexão entre tecnologia e arte periférica, promovendo a valorização da cultura local e a ampliação das percepções sobre os territórios marginalizados. Após o período em Goiânia, a exposição segue viagem para Vitória e São Sebastião, antes de encerrar sua trajetória em São Paulo, na sede do Museu das Favelas, em 2025.

ANOTA AÍ
Exposição itinerante “Favela é Giro”
Período em cartaz
:  De 29/08 a 02/10
Local: Centro Cultural Octo Marques
Endereço: Edifício Parthenon Center, R. 4, 515 – St. Central / Entrada pela R. 7
Funcionamento: Segunda a domingo, das 9h às 17h (exceto feriados)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita