Exposição no Centro Cultural Marietta Telles Machado faz um resgate histórico sobre o espaço
Nesta quinta-feira (26/08), às 17h30, estreia a exposição “Centro Cultural Marietta Telles Machado – a…
Nesta quinta-feira (26/08), às 17h30, estreia a exposição “Centro Cultural Marietta Telles Machado – a Retomada para o Amanhã“, que ficará presente no térreo do espaço de mesmo nome, localizado na Praça Cívica.
A mostra, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), terá acesso gratuito e fica disponível até outubro, com visitações de terça a sexta das 10h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança.
Com diversos painéis fotográficos, sons e imagens, o visitante poderá conhecer um pouquinho mais sobre a história do edifício e o processo de sua construção.
Entre os destaques, está a trajetória de ocupação do espaço, que em suas primeiras décadas, abrigou as principais repartições públicas do estado.
Outro detalhe importante da mostra é interatividade, já que permitirá que o público deixe sua contribuição, registrando suas lembranças pitorescas do Centro Cultural Marietta Telles Machado, e da cidade como um todo.
Antigos moradores do atual bairro de Campinas, anteriormente conhecida como “Campininha”, terão uma participação ainda mais especial.
Serão convidados a compartilhar suas histórias, casos interessantes, curiosos e até mesmo os mistérios que compõem a história do centro cultural e da cidade. Tudo isso poderá ser gravado ou escrito nos cadernos que serão disponibilizados na sala de exposição.
Exposição no Centro Cultural Marietta Telles Machado também propõe reflexão
Além de apresentar a história do espaço, a exposição “A Retomada para o Amanhã” também tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos museus nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19.
As atividades promovidas pelo Estado, em parceria com a comunidade, foram e estão sendo fundamentais para a manutenção desses espaços, principalmente quanto a atividades que fomentam pesquisa, preservação e comunicação.
Para contribuir com esse processo de reflexão, os técnicos do MIS, que foram os responsáveis pela curadoria e produção da mostra, definiram o tema histórico de construção e de ocupação do Centro Cultural Marietta Telles Machado.
Além das histórias contadas nos livros, a curadoria também se preocupou em disponibilizar poesias, estudos acadêmicos e os próprios relatos de homens e mulheres, que fizeram e fazem parte da trajetória do espaço, que está presente na capital há mais de oito décadas.
Sobre o centro cultural
O nome do espaço é uma homenagem à escritora Marietta Telles, que nasceu em Hidrolândia e deixou um verdadeiro legado histórico para o estado de Goiás.
Foi o primeiro edifício público levantado estrategicamente na Praça Cívica, ao lado do Palácio das Esmeraldas para abrigar a Secretaria Geral do Estado.
As obras tiveram início em 1933, e em 1937, o prédio passou a ser ocupado pela diretoria da Fazenda, Já em 1944, foi criada a Secretaria de Estado da Fazenda, que ficou instalada no Marietta por quase 50 anos, até 1987.
No ano seguinte, o prédio foi ocupado pela Secretaria de Cultura de Goiás, presente no edifício até os dias atuais. Vale super a pena conferir a exposição!
Serviço
Centro Cultural Marietta Telles Machado – a Retomada para o Amanhã
Quando: 26/08 a outubro/2021
Onde: Sala Alois Feichetenberg – Piso térreo Centro Cultural Marietta Telles Machado
Horário: terça a sexta das 10h às 17h
Acesso: gratuito
Leia também: