CULTURA

Exposição sobre preservação cultural e desmatamento em território Xingu chega a Goiânia

Mostra segue disponível até 13 de outubro

Plantação de soja na divisa da Terra Indígena Wawi, 2020. Crédito Kamikia Kisêdje. Acervo do fotógrafo

Após ser exibida em São Paulo, a exposição “Xingu: contatos” chega a Goiânia para destacar a trajetória de lutas e resistências desses povos. Até o dia 13 de outubro, o Centro Audiovisual (CAud), localizado no Setor Pedro Ludovico, receberá o público com entrada gratuita, com debates, oficinas e a exibição de seis curtas-metragens feitos por cineastas indígenas, abordando temas como preservação cultural e desmatamento. 

A mostra também apresenta fotografias, documentos históricos e produções audiovisuais, promovendo o diálogo entre a visão indígena e não indígena. Com cerca de 150 itens, a exposição inclui materiais do acervo do IMS e do Museu Nacional dos Povos Indígenas. Segundo o curador Takumã Kuikuro, é essencial reforçar o protagonismo indígena na luta pela demarcação do território e na diplomacia. O curador Guilherme Freitas destaca a necessidade de reavaliar a catalogação dos acervos para refletir criticamente a representação dos povos indígenas.

Durante a exposição, o público terá uma perspectiva histórica do território. São apresentadas desde as primeiras fotografias feitas na região, durante a expedição do etnólogo alemão Karl von den Steinen na década de 1880, passando pela documentação realizadas pelo Estado brasileiro na primeira metade do século 20, com a Comissão Rondon e o Serviço de Proteção ao Índio, até chegar à cobertura da imprensa da Expedição Roncador-Xingu, sobretudo pela revista O Cruzeiro, com os fotógrafos Jean Manzon, José Medeiros e Henri Ballot os arquivos de Medeiros e Ballot estão sob a guarda do IMS.

ANOTA AÍ
Exposição Xingu: contatos
Data: até 13 de outubro de 2024
Local: Centro Audiovisual do Museu Nacional dos Povos Indígenas (CAud) 
Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, s/n°, qd. 3, – St Pedro Ludovico, Goiânia/GO)
Horário de funcionamento: De terça a sexta: 10h às 18h / Sábados e domingos: 10h às 16h
Entrada: gratuita