VIA SACRA

Exposição sobre Via Sacra apresenta obras do frei Nazareno Confaloni e artistas locais na Cidade de Goiás

Para celebrar o Mês de Páscoa, entre os dias 9 e 30 de abril, a…

Para celebrar o Mês de Páscoa, entre os dias 9 e 30 de abril, a Cidade de Goiás recebe uma exposição super especial intitulada “3x Via Sacra”, apresentando obras dos artistas locais Elder Rocha Lima e Rossana Jardim, e também do memorável frei Nazareno Confaloni (1917 – 1977), que foi uma das principais referências artísticas do estado, conhecido justamente por seu amplo trabalho com arte sacra.

A exposição, realizada em parceria pelo Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora Coralina, ficará localizada na sede do instituto, com visitações gratuitas de terça a sábado, das 9h às 12 e das 13h às 17h; e também aos domingos e feriados, das 9h às 13h.

Saiba mais sobre a exposição na Cidade de Goiás

A mostra celebra a diversidade de olhares artísticos sobre um dos mais importantes episódios históricos e culturais do mundo cristão: a Via Sacra – também chamada de Via Crúcis, Caminho Sagrado, Caminho da Cruz, entre outros.

Segundo a tradição cristã, a Via Sacra é o ato de percorrer espiritualmente, o caminho feito por Jesus até o Monte Calvário enquanto carregava a cruz, após ser condenado. Esta é uma oportunidade para interiorizar seu sofrimento e se conectar com a fé.

Assim, a exposição na Cidade de Goiás apresenta diferentes interpretações artísticas sobre os últimos passos de Jesus sobre a Terra. Os visitantes podem conferir obras com diferentes técnicas e suportes artísticos, feitas pelos artista Elder Rocha Lima, Rossana Jardim e frei Nazareno Confaloni.

Sobre os artistas

Elder Rocha Lima é pintor, desenhista. crítico de arte, artista gráfico e arquiteto. É formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (RJ), além de ter lecionado História da Arte na Universidade Católica de Goiás (UCG), em Goiânia.

Já teve seu trabalho exposto em importantes mostras, como 1º Salão do Artista Goiano (1964); a Primeira e Segunda Mostra de Artistas Plásticos e Arquitetos, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em Brasília (1981-1982); o Salão Nacional de Artes Plásticas de Goiânia (1984).

Rossana Jardim nasceu em Goiânia e se descobriu artisticamente por meio do desenho e pintura. Hoje, também se dedica à colagem, aquarela e objetos. Seu trabalho apresenta um verdadeiro fascínio pela mecânica de movimentos e pelos aspectos que permitem cumprir tais funções.

Entre os eventos de destaque, já teve obras expostas no 11º Salão Paulista de Arte Contemporânea de São Paulo e o 3º Prêmio Celg de Artes Plásticas de Goiânia.

Já o frei Nazareno Confaloni (Itália, 1917 – Goiás, 1977) foi um pintor, muralista, desenhista e professor, que se mudou para Goiás e aqui, foi responsável por romper paradigmas e inspirar novas gerações de artistas, como Siron Franco, Ana Maria Pacheco, Neusa Moraes, e tantos outros.

Veio para Goiânia apenas em 1952, onde passou a se dedicar à pintura de temática religiosa – trabalho que ficou bastante conhecido e o transformou em referência quando o assunto é arte sacra.

Serviço

Exposição na Cidade de Goiás – “3x Via Sacra”

Quando: 9 a 30 de abril

Onde: Instituto Biapó – Rua Dom Cândido Penso, 25, Goiás – GO, 76600-000

Visitações: terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h) / domingos e feriados, das 9h às 13h

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: