CULTURA

Exposições em Goiânia celebram a cultura goiana e a resistência Kalunga

Exposição tem entrada gratuita

Exposições visuais em Goiânia celebram a cultura goiana e a resistência Kalunga
Dandara - Kalungas Em Foco (Divulgação)

Duas exposições visuais chegam a Goiânia entre os dias 1 e 10 de abril, abordando identidade, história e expressão artística. Os projetos “Kalungas em Foco”, com obras de Joel Costa, e “Tela à Vista”, com obras de Pádua, foram viabilizados pela Lei Aldir Blanc em parceria com a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Cultura. As exposições estarão abertas ao público no Sesc Centro, com entrada gratuita, das 8h às 18h. A programação inclui acessibilidade, com tradução em Libras e, no caso de “Kalungas em Foco”, também experiência tátil.

“Kalungas em Foco” presta homenagem à história e à resistência da comunidade Kalunga, formada por descendentes de quilombolas que se refugiaram na região da Chapada dos Veadeiros. O projeto, idealizado pelo produtor cultural Marcelo Botelho, retrata as tradições e costumes desse povo. A exposição apresenta cinco obras do artista plástico Joel Costa, que utiliza pigmentos naturais extraídos de plantas, corantes vegetais e terras de diferentes tonalidades para compor suas peças. Cada obra tem dimensões aproximadas de 80 cm x 1 metro.

“Tela à Vista” busca explorar a capacidade da arte de traduzir sentimentos e ideias, materializando formas e expressões através da pintura. A exposição apresenta sete telas do artista plástico, cantor, cartunista e ilustrador Antônio de Pádua da Silva, conhecido artisticamente como Pádua. Ele utiliza técnicas de acrílico sobre tela e papel cartão, oferecendo ao público uma perspectiva sobre a diversidade de interpretação da arte. Cada obra tem dimensões aproximadas de 1,20 m x 80 cm.

Segundo as produtoras culturais Cinthia Botelho e Cláudia Mendonça, os projetos contribuem para a difusão cultural e o fortalecimento da identidade local. “Kalungas em Foco” permite um mergulho na história de um dos mais importantes grupos remanescentes de quilombolas de Goiás, enquanto “Tela à Vista” aproxima o público do processo criativo e da interpretação da diversidade cultural”, afirma Cinthia Botelho.

ANOTA AÍ
Exposição “Kalungas em Foco” por Joel Costa e “Tela à Vista” por Pádua
Quando
: 1 a 10 de abril
Onde: Sala de Exposição Multiuso 01 – Unidade do Sesc Centro
Endereço: R. 15 – St. Central, Goiânia – GO, 74030-090
Horário:  8h às 18h
Entrada franca