JULHO DAS PRETAS

Feira das Pretas chega em Goiânia, valorizando o trabalho de mulheres negras da capital

Entre os dias 24 e 25 de julho (sábado e domingo), a Prefeitura de Goiânia…

Entre os dias 24 e 25 de julho (sábado e domingo), a Prefeitura de Goiânia realiza a Feira das Pretas, uma iniciativa que vai de encontro à Campanha Julho das Pretas, que propõe uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A data, celebrada em 25 de julho, foi proposta em 1992, durante um encontro de mulheres negras em Santo Domingos, na República Dominicana.

A criação da data tinha o objetivo de formar uma rede de luta, para pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir o combate contra opressões de raça e gênero.

Desde então, 25 de julho vem sendo lembrado como um dia de reflexão, onde mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais fortalecem suas organizações e lutas, já que ainda há muito para conquistar.

Sobre a Feira das Pretas, em Goiânia

O evento será realizado no terceiro piso do Shopping Bougainville, no Setor Marista, em uma parceria entre as secretarias de Políticas para as Mulheres e a de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

Com entrada franca, o público em geral terá acesso a exposições e vendas de peças criadas por mulheres negras da comunidade local, com tecidos e roupas africanas, acessórios, comidas, artesanato e pintura. A programação da Feira das Pretas também realiza debates e atividades culturais.

É importante destacar que o evento segue todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde para controle da Covid-19. Portanto, o uso de máscara durante a vista ao espaço, e também em todo o centro comercial, é obrigatório.

O distanciamento também é recomendado e há dispensers de álcool em gel para uso. Vale super a pena participar e prestigiar o trabalho.

Serviço

Prefeitura de Goiânia realiza Feira das Pretas

Quando: 24 e 25 de julho (sábado e domingo)

Onde: Shopping Bougainville – R. 9, 1855 – St. Marista, Goiânia – GO, 74150-130

Horário: sábado, das 10h às 22h | domingo, das 14h às 20h

Acesso: gratuito

Leia também: