Festa de Carreiros de Orizona volta a acontecer nesta segunda (13/6) em formato virtual
Após dois anos de pausa, a festa volta em formato virtual, com shows, exposição de carros de boi e muito mais
Entre os dias 13 e 15 de junho (segunda a quarta), volta a acontecer a tradicional Festa de Carreiros de Orizona, que por conta da pandemia de Covid-19 ficou pausada durante dois anos.
Em sua 19ª edição, a festa será realizada em formato virtual, das 18h às 22h, com transmissão pelo canal da Skambau Produções no YouTube.
De forma gratuita, o público poderá conferir mesas de debate, exposição de carros de boi, além de shows com Antônio Baiano, Renato da Viola, Edinho Sanfoneiro, Zé Vitor e Fernando, Fernanda e Alexandre, Os Originais, Gilsinho dos Teclados e Alice Souza.
Ao longo da programação, o evento também exibirá entrevistas com 48 convidados, entre autoridades, carreiros e moradores. O encerramento será marcado pela saída dos carreiros de Orizona, no dia 15, a caminho da Romaria de Trindade. O percurso dura cerca de 15 dias.
Um pouquinho sobre a Festa de Carreiros de Orizona
A festa lembra e celebra o período em que os carros de boi eram utilizados para transportar porcos, cereiais, lenhas e diversos outras especiarias para Araguari (MG) e outros centros comerciais.
O carro também era o principal meio de transporte das famílias rurais de Orizona para os festejos religiosos de Trindade (GO).
A memória vem sendo preservada nas últimas décadas, com presença de 26 carreiros associados que colocam suas comitivas na estrada, com o objetivo de lembrar e reviver estes momentos de prova e devoção, além de manter vivo este patrimônio imaterial orizonense.
Segundo o prefeito do município, Felipe Dias, a festa é a mais tradicional da região, reunindo famílias de todos os cantos da cidade. “A festa dos Carreiros é uma festa muito importante, a mais tradicional e que envolve mais famílias e pessoas do nosso município”, comenta.
“Traz a história dos nossos antepassados, as rezas, o transporte, o modo de vida das pessoas simples no campo e que aqui em nossa região permanecem carreando hoje. Os carros de boi não estão no passado, eles são também o nosso presente e levam nossa cultura para Trindade e para o Brasil”, finaliza o prefeito.
Vale mencionar que a festa envolve mais de 3 mil pessoas, segundo conta Márcio Pereira Caixeta, Presidente da Associação dos Carreiros de Orizona (ACAORI) – entidade que realiza a festa.
Dessa forma, sempre buscam por maneiras diversas de apoio do Estado, com o intuito de preservar a memória e tradição do evento, tão importante para a história, cultura e devoção de todos seus participantes.
Serviço
Festa de Carreiros de Orizona
Quando: 13 a 15/6 (segunda a quarta)
Onde: canal da Skambau Produções no YouTube
Horário: sempre das 18h às 22h
Acesso gratuito
LEIA TAMBÉM: