Festival de Cinema Italiano chega a Goiânia com exibições gratuitas
Além de Goiânia, o festival acontecerá em mais de 70 cidades
O Festival de Cinema Italiano chega à sua 19ª edição em Goiânia na próxima segunda-feira (11), com uma programação que ocupa o Teatro Sesc Centro. O evento, gratuito e aberto ao público, segue até os dias 14, 18 e 19 de novembro, trazendo uma seleção de filmes italianos que inclui obras clássicas e recentes.
Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o festival, que começou em 2005 como a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo, é hoje um dos principais eventos de cinema estrangeiro no Brasil. Além de exibições, o festival promove encontros entre cineastas, atores e espectadores, fortalecendo a troca cultural entre Brasil e Itália.
A abertura acontece no dia 11, às 19h, com um coquetel de boas-vindas seguido pela exibição de Um Mondo a Parte, de Riccardo Milani. O filme conta a história de Michele Cortese, um professor que muda-se para uma escola rural no Parque Nacional de Abruzzo, onde precisa lutar para impedir o fechamento da instituição devido à baixa matrícula.
No dia 14, o festival apresenta o documentário Toquinho, Incontri e una Chitarra, que registra a trajetória do músico brasileiro Toquinho e suas colaborações na Itália. Com curadoria da Embaixada da Itália, o filme integra as celebrações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Na mesma data, será exibido Io Capitano, de Matteo Garrone, que recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza e representa a Itália no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O longa acompanha a jornada de dois jovens que deixam a África em busca de uma nova vida na Europa.
No dia 18, a comédia Romeo è Giulietta, de Giovanni Veronesi, traz uma releitura da obra de Shakespeare. Na trama, uma atriz se disfarça de homem para interpretar Romeu, gerando desdobramentos inesperados.
O encerramento, no dia 19, terá as exibições de E Se Mio Padre e Palazzina Laf. E Se Mio Padre, dirigido por Solange Tonnini, retrata a descoberta de segredos familiares. Palazzina Laf, de Michele Riondino, aborda questões trabalhistas ao narrar a história de um operário que é convencido a denunciar seus colegas.
Além de Goiânia, o Festival Italiano de Cinema acontecerá, até o dia 8 de dezembro deste ano, em mais de 70 cidades e também no streaming.
ANOTA AÍ
Festival de Cinema Italiano em Goiânia
Data: 11, 14, 18 e 19 de novembro
Local: Sesc Centro
Entrada gratuita