Festival de Repentistas do DF reúne novos talentos e artistas consagrados
O festival acontece em forma de concurso, com apresentações virtuais e gratuitas nos dias 16, 17 e 18 de julho
Nos dias 16, 17 e 18 de julho, acontece mais uma edição do Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno, que por conta da pandemia, ganhou um formato inteiramente virtual, suportando públicos de todos os cantos do Brasil. Originário do Nordeste, o Repente está presente no Distrito Federal desde sua construção, levado pelos candangos em sua rica bagagem cultural. Assim, o objetivo do evento é valorizar essa arte, tão presente e importante para a cultural de todo o país.
Durante a etapa classificatória, serão apresentados 12 repentistas, que formarão duplas e serão avaliadas pelo júri, até a seleção de três duplas finalistas, que concorrerão ao primeiro lugar no dia 18/7. E para deixar o evento ainda melhor, também haverá participação especial de repentistas consagrados no país, como Chico de Assis, Edmilson e Lisboa, Mocinha de Passira, Minervina Ferreira e Irmãos Silva. No júri estão João Bosco, Lília Diniz, Rene Bomfim e Donzílio Luiz.
As transmissões acontecem diretamente da Casa do Cantador, em Ceilândia, a partir das 20h, pelo canal da Acrespo Repentistas do DF no YouTube, e também pelo Facebook do centro cultural. O evento segue as recomendações de autoridades sanitárias para controle da Covid-19, trabalhando com equipe reduzida, uso de máscaras e distanciamento, além da disponibilização de álcool em gel.
Vale mencionar que a edição deste ano também envolveu a comunidade escolar de Ceilândia, com alunos presentes na júri popular durante a fase eliminatória, que aconteceu em abril deste ano. A ação também realizou diversas atividades culturais na região, com oficinas de Poesia Popular, além de livretos de Cordel, que foram disponibilizados no site do Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno.
Mulheres ganham destaque na arte do repente
O repente é uma arte secular brasileira que, historicamente, sempre foi dominada por homens. Apesar disso, assim como em diversas outras áreas da cultura e da sociedade como um todo, as mulheres vêm conquistando seu espaço. Um dos nomes femininos mais populares no repente é da pernambucana Mocinha de Passira, que tem 75 anos de idade e 59 de carreira, que marca presença no festival.
Com um repente feminista, a artista – que fugiu de casa para cantar – registra em seus álbuns e cantorias toda sua luta contra o machismo, representando o único nome do repente de viola agraciado como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Além de Mocinha, o evento também recebe a paraibana Minervina Ferreira, outra artista de renome, repentista há mais de 40 anos. Sua carreira conta com 5 discos gravados, além da participação em diversos festivais e eventos por todo o país. No ano de 1996, participou da grande cantoria “Louro do Pajeú”, realizada no Teatro do Parque de Recife, que também contou com a presença de Mocinha de Passira.
Na edição deste ano do Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno, foram classificados os repentistas Valdenor de Almeida, Vernior de Almeida, Jonas Andrade, Zé Moacir, Nelson Martins, Messias Oliveira, Ramalho de Oliveira, Geraldo Queiroga, Osnil Soares, Nelsom Santos, Zé de Lima e Chico Brazlândia.
Programação da etapa classificatória do Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno
16 de julho
Hora: 20h
Atrações especiais: Edmilson e Lisboa
17 de julho
Hora: 20h
Atrações especiais: Mocinha de Passira e Minervina Ferreira
Etapa – Final | 18 de julho
Hora: 20h
Atrações especiais: Irmãos Silva (repentistas) e Mamulengo Fuzuê (teatro de bonecos)
Leia também: