2024

Festival Internacional de Cinema de Goiânia está com inscrições abertas para filmes; evento será gratuito

GIFF acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Cine Ritz

3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia será no Cine Ritz (Foto divulgação)
3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia será no Cine Ritz (Foto divulgação)

A 3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) já foi confirmada para 2024 e este ano, o evento será entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Cine Ritz, com a exibição de curtas, médias e longas-metragens de todos os gêneros. A entrada será gratuita e abertas ao público geral.

Assim como nas edições anteriores, este ano o festival contará com mostras competitivas e não competitivas, além de promover encontros que facilitam o intercâmbio entre produtores e cineastas. “Sonhamos o evento, principalmente, como uma janela de oportunidades para realizadores independentes de Goiá”, destaca Cássio Domingos, diretor geral do festival.

Na edição anterior, o festival atraiu mais de 3 mil inscrições, tanto nacionais quanto internacionais, e exibiu 45 filmes na sala Sesc, localizada no Cine Ritz do Sesc. A diretora artística Geórgia Cynara, professora de Cinema da Universidade Estadual de Goiás (UEG), ressalta a importância de manter a diversidade e a qualidade da curadoria. “A busca por filmes provocadores, inovadores e arriscados para as mostras competitivas promete ser intensa e prazerosa. Esperamos que realizadores e realizadoras de todas as partes do Brasil e do mundo possam celebrar conosco a alegria de fazer cinema”, afirma.

GIFF está com inscrições abertas para filmes

As inscrições para a 3ª edição do GIFF seguem disponíveis até o dia 7 de julho. Cineastas podem inscrever seus filmes gratuitamente através da plataforma Film Free Way. O festival é inclusivo e aceita tanto longas quanto curtas-metragens, de todos os gêneros e durações, desde que tenham sido finalizados a partir de agosto de 2023 ou ainda estejam em fase de produção.

A equipe de curadores do Festival Internacional de Cinema de Goiânia será composta por profissionais com formação especializada em cinema. Verônica Brandão (GO), Erik Ely (GO) e Raylson Chaves (MS) serão responsáveis pela seleção dos curtas-metragens, enquanto Victor Vinícius (GO), Robledo Milani (RS) e Tetê Mattos (RJ) avaliarão os longas. As mostras competitivas Origens e Ruptura continuarão premiando os vencedores com troféus e prêmios em dinheiro. Tanto as exibições quanto as atividades formativas serão gratuitas e abertas ao público.