2024

Festival Internacional de Cinema de Goiânia está com inscrições abertas para filmes; evento será gratuito

GIFF acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Cine Ritz

A 3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) já foi confirmada para 2024 e este ano, o evento será entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Cine Ritz, com a exibição de curtas, médias e longas-metragens de todos os gêneros. A entrada será gratuita e abertas ao público geral.

Assim como nas edições anteriores, este ano o festival contará com mostras competitivas e não competitivas, além de promover encontros que facilitam o intercâmbio entre produtores e cineastas. “Sonhamos o evento, principalmente, como uma janela de oportunidades para realizadores independentes de Goiá”, destaca Cássio Domingos, diretor geral do festival.

Na edição anterior, o festival atraiu mais de 3 mil inscrições, tanto nacionais quanto internacionais, e exibiu 45 filmes na sala Sesc, localizada no Cine Ritz do Sesc. A diretora artística Geórgia Cynara, professora de Cinema da Universidade Estadual de Goiás (UEG), ressalta a importância de manter a diversidade e a qualidade da curadoria. “A busca por filmes provocadores, inovadores e arriscados para as mostras competitivas promete ser intensa e prazerosa. Esperamos que realizadores e realizadoras de todas as partes do Brasil e do mundo possam celebrar conosco a alegria de fazer cinema”, afirma.

GIFF está com inscrições abertas para filmes

As inscrições para a 3ª edição do GIFF seguem disponíveis até o dia 7 de julho. Cineastas podem inscrever seus filmes gratuitamente através da plataforma Film Free Way. O festival é inclusivo e aceita tanto longas quanto curtas-metragens, de todos os gêneros e durações, desde que tenham sido finalizados a partir de agosto de 2023 ou ainda estejam em fase de produção.

A equipe de curadores do Festival Internacional de Cinema de Goiânia será composta por profissionais com formação especializada em cinema. Verônica Brandão (GO), Erik Ely (GO) e Raylson Chaves (MS) serão responsáveis pela seleção dos curtas-metragens, enquanto Victor Vinícius (GO), Robledo Milani (RS) e Tetê Mattos (RJ) avaliarão os longas. As mostras competitivas Origens e Ruptura continuarão premiando os vencedores com troféus e prêmios em dinheiro. Tanto as exibições quanto as atividades formativas serão gratuitas e abertas ao público.