Música

Festival Música na Serra Dourada vai até domingo (12) na Cidade de Goiás

25 alunos se apresentarão no evento, tocando canções em violinos, violas e violoncelos

Com 25 alunos de música selecionados, o Festival Música na Serra Dourada, começou nesta quarta-feira (8), vai até domingo (12) na Cidade de Goiás sob comando do maestro Alessandro Borgomanero, do Insituto Rizzo e da Elysium Sociedade Cultural. O evento terá apresentações gratuitas no Teatro São Joaquim e no Mercado Central. A 1ª edição do festival é destinada a instrumentistas de cordas: violino, viola, violoncelo.

Na sexta-feira (10) e no sábado (11) dois concertos de música de câmara serão realizados em Goiás contando com a presença dos professores da UFG, o violista Luciano Pontes e o violoncelista David Gardner que vão se alternar em diferentes formações, culminando no encerramento do festival, no sábado, com a apresentação do Sexteto op. 18 do compositor alemão, Johannes Brahms, uma das maiores obras jamais escritas para essa formação. Ambos serão realizados às 20h no Teatro São Joaquim.

No domingo haverá um recital com os alunos no Palácio Conde dos Arcos, às 10 horas, onde o público vilaboense poderá apreciar os jovens talentos que demonstrarão toda a sua qualidade artística que foi trabalhada e lapidada durante o festival.

Seleção

Os alunos selecionados receberão bolsa integral, para os dias do festival, incluindo transporte de Goiânia até a cidade de Goiás, ida e volta, acomodações em quartos duplos, três refeições diárias e aulas, além de certificado de participação, mediante presença integral nas atividades do festival. Participantes selecionados residentes em outras cidades providenciaram seu deslocamento até Goiânia, com recursos próprios.

Diretor artístico do festival, o maestro Alessandro Borgomanero afirma que a escola não foi tarefa fácil porque a qualidade dos músicos surpreendeu. “No total, foram 43 inscrições com instrumentistas do com instrumentistas do Rio Grande do Norte, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Devido à qualidade decidimos abrir mais vagas e escolhemos cinco a mais que o planejado inicialmente. A maioria dos alunos são estudantes de cursos universitários de música e já estamos ansiosos para tê-los conosco”, completa.