Festival online de Catira acontece em 7 de março com diversas apresentações artísticas
Realizado pelo grupo "Os Considerados", o evento tem o objetivo de ampliar a visibilidade da Catira e despertar novas gerações para a arte
Bastante conhecida nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a Catira acaba de ganhar um evento completamente dedicado a ela: o Festival de Catira Os Considerados, que promete exaltar a cultura popular local, evidenciando a importância de levar as tradições regionais para as novas gerações.
O evento, que será apresentado de forma integralmente online, acontece no dia 7 de março, a partir das 20h, com atrações artísticas, depoimentos de catireiros e presença de diversas personalidades do segmento.
Organizado pelo grupo de catira “Os Considerados”, da cidade de Silvânia (GO), o festival poderá ser acompanhado pelo público em geral por meio do perfil no Instagram @osconsideradoscatira, que realizará lives simultâneas.
Principalmente nas cidades do interior, a Catira é uma dança bastante conhecida, praticada de forma coletiva e marcada pelas batidas de mãos e pés. Sem dúvida, é um dos estilos mais famosos do folclore brasileiro, inspirado nas culturas portuguesa, africana, indígena e europeia.
De acordo com Luiz Fernandes, produtor do projeto, esse tipo de dança faz parte das manifestações tradicionais do interior, que merece total respeito e apoio para que possa chegar em outras regiões do país.
“Fomentar essa tradição é entregar para as novas gerações uma herança cultural rica pela sua história, origem, trajetória e tradição, além de buscar promover a continuidade, manutenção e ampliação dessa arte”, ressalta.
Sobre o Festival de Catira Os Considerados
Apresentado de forma gratuita, o Festival de Catira Os Considerados tem apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Goiás.
A ideia é que a live tenha início às 20h e tenha duração média de até 45 minutos, com apresentações artísticas e de dança.
Ao longo do evento, o grupo “Os Considerados” fará algumas performances ao som de clássicas modas de viola, como Violeiro Solteiro, de Carreirinho e Zé Carreiro; Viola Caboclinha, de Dona Joana e Vô Orlando, e A Flor do Ipê, de Divina Maria Teixeira, entoados pelos violeiros João Regis e Renan.
Vale ressaltar que a transmissão terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Serviço
Festival de Catira Os Considerados, em Goiás
Quando: 7 de março
Onde: @osconsideradoscatira
Horário: a partir das 20h
Acesso gratuito
LEIA TAMBÉM: