Festival Tradicionalidades: online e gratuito, evento valoriza grupos da cultura tradicional
Durante este momento pandêmico, o setor cultural segue sendo bastante afetado e, mesmo com o…
Durante este momento pandêmico, o setor cultural segue sendo bastante afetado e, mesmo com o apoio da Lei Aldir Blanc – que de fato vem ajudando muitos artistas e produtores – alguns grupos da cultura tradicional continuam às margens quando o assunto é participar de um edital. Pensando justamente em contribuir com a valorização e preservação desses grupos e das memórias culturais, a historiadora Tainá Mie, desenvolveu o I Festival Tradicionalidades pela Lei Aldir Blanc.
O evento acontece no estado do Rio de Janeiro, visando fomentar e valorizar a cultura local, levando seus artistas também para o reconhecimento nacional, já que todas as apresentações acontecem em formato virtual e têm acesso completamente gratuito. Entre os dias 12 e 16 de maio (quarta-feira a domingo), se apresentam alguns dos principais grupos culturais das comunidades tradicionais do Rio, com transmissão ao vivo pelo site do evento (clique aqui para acessar).
Por meio da arte, preservam e demonstram a força da resistência cultural e de suas identidades, que não serão apagadas ou esquecidas. Assim, o I Festival Tradicionalidades apresenta dez grupos que seguem lutando pela memória cultural, como o Jongo Quilombola, Boi Pintadinho, Terno de Reis, Música Caipira, Mineiro Pau e muito mais. Confira abaixo um pouco mais sobre o evento.
Sinopse sobre o I Festival Tradicionalidades
Festival com tradições culturais, que através de novas vertentes transmitem a força do patrimônio cultural do povo fluminense, pela preservação e valorização das suas memórias culturais, como Jongo Quilombola, Ciranda Caipira, atabaques afrodescendentes, música Guarani, Folia de Reis, Mazurca das Baixadas Litorâneas, Mineiro Pau e o Rap Quilombola.
Veja abaixo a programação completa do festival, com dias, horários e grupos que se apresentam:
Quarta-feira | 12 de maio
20h: Orquestra de Viola Caipirando
20h30: Boi Pintadinho e Mineiro Pau de Silva Jardim
Quinta-feira | 13 de maio
20h: Jongo do Quilombo São José
20h30: Orquestra de Atabaque Alabê Funfun
Sexta-feira | 14 de maio
20h: Realidade Negra – Rap Quilombola
20h30: Mazurcas
Sábado | 15 de maio
20h: Ciranda de Tarituba
20h30: Terno de Reis de Quissamã e Mestre Roninho de Silva Jardim
Domingo | 16 de maio
17h: Jongo do Quilombo São José
17h30: Coral Ka’Aguy Ovy
Serviço
I Festival Tradicionalidades
Quando: 12 a 16 de maio (quarta a domingo)
Onde: site do evento (clique aqui para conferir)
Acesso: gratuito
Leia também: