CONCERTO ESPECIAL

Filarmônica de Goiás faz concerto para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com entrada franca

O concerto terá diversas adequações no repertório e no ambiente do teatro, para receber o público

O concerto será realizado nesta terça, 15 (Foto: Divulgação - Gabriel Ribeiro)

Nesta terça-feira (15/2), a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFGrealiza uma ação super especial, com um concerto inédito e gratuito voltado para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A apresentação acontece no Teatro Escola Basileu França, a partir das 19h, com entrada aberta para todos que quiserem acompanhar.

O concerto é uma parceria com o Departamento de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás, e com o NAIA Austismo (Núcleo Apoio Inclusão Autista). Para o evento, várias adequações foram feitas no espaço do teatro e também no repertório, a fim de proporcionar total conforto para o público da noite.

O destaque fica por conta da música brasileira e francesa, com a execução de obras de grandes compositores, como “Alberto Nepomuceno: Serenata para Cordas”, “Faure: Pavane, Op. 50”, “Debussy: Petite Suite” e “Saint-Saëns – Danse Macabre”, que fazem parte da programação.

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás terá várias adequações

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
O repertório do concerto terá sons menos agressivos e mudanças menos bruscas (Foto: Divulgação – Ana Paula Lazari)

Segundo a maestra Mariana Menezes, a orquestra terá várias adequações em sua dinâmica, inclusive com ajustes de instrumentação, com o objetivo de evitar sons agressivos, volumes muito altos ou mudanças extremas no andamento da obra, que eventualmente poderiam incomodar o público com TEA.

“As adequações são necessárias porque para nós é muito importante tocar para um público tão seleto e que raramente se sente à vontade em um ambiente de orquestra. Não temos dúvidas de que será uma experiência incrível para todo o público e também para nós da OFG. Sem dúvida esse será o primeiro de muitos concertos”, afirma Mariana.

A Orquestra Filarmônica de Goiás está desenvolvendo vários concertos especiais para este ano, em parceria com a área de Musicoterapia da UFG. Assim, o objetivo é levar a música de concerto para públicos que até então, pareciam inalcançáveis.

Segundo a maestra, estão sendo preparados concertos para crianças com deficiência auditiva, para pessoas em reabilitação, com Alzheimer, entre tantos outros grupos que não tinham aceso aos benefícios desse tipo de música.

Serviço

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás

Quando: 15/2 (terça-feira)

Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário

Horário: a partir das 19h

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: