Filme conta história do rei da congada da Cidade de Goiás
A produção audiovisual será apresentada nesta terça-feira (24/5), no YouTube
Para homenagear o Mestre Zezé de Arruda – maior motivador para o início das Congadas na Cidade de Goiás – nesta terça-feira (24/5) será lançada uma produção audiovisual que conta um pouco sobre a história e a trajetória da personalidade.
O filme será exibido a partir das 20h, no canal Congo Vilaboense da Cidade de Goiás, no YouTube. O acesso é livre para todos que quiserem conferir.
Ao todo, o Mestre Zezé já soma mais de 68 anos de atividades dedicadas ao congo, onde já passou por todos os cargos. Há algumas décadas ocupa o posto de Rei da Congada no Terno do Congo Vilaboense.
Ali, uma de suas missões é manter viva a cultura popular brasileira, especificamente na Cidade de Goiás. Além disso, também é responsável pela organização e fluidez do espetáculo da Congada, mantendo o fluxo da apresentação.
A produção executiva do filme ficou por conta da Cereja Cerrado Produções, com o objetivo de mostrar ao público a importância dos Mestres do Congo para a preservação da cultura popular e da continuidade histórica e cultural da região.
Detalhes sobre a produção em homenagem ao Mestre Zezé de Arruda
Muito mais do que somente mostrar a trajetória do mestre, a produção audivisual também apresenta como se configuram as relações intragrupo e intergrupo, que mostram como é importante a figura do Mestre Zezé de Arruda como um líder, baseando-se sempre no amor e na família.
O filme mostra uma tragetória cheia de luta, persistência, entrega e dedicação, princípios estes que são sempre passados de pai para filhos, com o objetivo de não deixar a cultura regional morrer.
Além disso, o projeto também visa atuar na preservação do contexto histórico, étnico e religioso da primeia congada da Cidade de Goiás, repassando essa sabedoria popular para novas gerações.
Congada é sinônimo de tradição, musicalidade e fé
A congada é uma expressão artística que mostra a relação étnica, religiosa e cultural de um povo, por meio de encenações, ritmos de percussão, viola e cantorias que retratam a fé do povo em santos e santas.
A Congada na Cidade de Goiás está presente em grandes eventos da região, como um marco da cultura e da religiosidade da cidade, como o louvor à Nossa Senhora do Rosário, em outubro; a festa da padroeira da Cidade de Goiás, Nossa Senhora de Santana, em julho; e o louvor ao Divino Espírito Santo, em maio.
Serviço
Filme em homenagem ao Mestre Zezé de Arruda
Quando: 24/5 (terça-feira)
Onde: canal do Congo Vilaboense da Cidade de Goiás
Horário: 20h
LEIA TAMBÉM: