Filme dirigido por professora da UFG estreia em Portugal
O filme O Legado do Artífice, dirigido pela professora de Artes Visuais da Faculdade de…
O filme O Legado do Artífice, dirigido pela professora de Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Alice Fátima Martins, 57 anos, foi selecionado para estreia internacional no 24º Festival de Cinema Avanca, que será realizado em Portugal. O festival vai acontecer entre os dias 22 e 26 de julho e contará com outras produções brasileiras além de filmes de países europeus e do Oriente Médio.
O filme, segundo Alice, surgiu “de uma experiência de se aprender a fazer cinema”. Ela diz que o longa “constitui um espaço de experimentação vivencial de possibilidades narrativas, de trabalho colaborativo e da poética da solidariedade”.
Por causa da estrutura da narrativa, o filme não possui uma categorização específica de gênero cinematográfico, localizando-o entre ficção, documentário e realismo fantástico.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) também é representada no elenco da obra. A bióloga da universidade, Lorena Cintra, 36, atua enquanto atriz em protagonismo junto com Martins Muniz, 72, cineasta goiano e fundador do Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema. No filme, a dupla aborda assuntos relacionados ao cinema, paixões, memória e acessibilidade.
Eles dividem a tela com pessoas da comunidade goianiense, atores e, sobretudo, não-atores que de forma humorada, reforçam as alegorias constituintes da narrativa cinematográfica. O projeto do filme prevê a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também a audiodescrição para cegos ou pessoas com baixa visão.