VIDA E ARTE

FICA 2024: filme goiano mostra como homem sem estudos produz bicicletas a partir da reciclagem

Claudiomar Felipe fala sobre como o lixo pode ser o luxo de muitos

Claudiomar Felipe e Fábio Alves, do filme Madruga Bikes (Foto Pollyana Cicatelli)
Claudiomar Felipe e Fábio Alves, do filme Madruga Bikes (Foto Pollyana Cicatelli)

Competidor na mostra Washington Novaes, que acontece durante o 25ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na cidade de Goiás, o filme goiano “Madruga Bikes” traz a reciclagem como tema central, com um protagonista de pura inteligência empírica.

Logo na abertura da principal mostra do evento, o curta-metragem de 24 minutos lotou a sala do Cine Teatro São Joaquim e recebeu aplausos ininterruptos por cerca de dois minutos ao final da exibição. Com a presença do produtor do filme, Fábio Alves de Brito, e do ator da vida real, Claudiomar Felipe, a produção audiovisual goiana concorre a diversas premiações na mostra competitiva.

Madruga Bikes é um documentário que mostra a história de Claudiomar Felipe, responsável por reciclar e recriar peças com o material que já não tem mais uso para a sociedade. No filme, a criação dele dá vida a uma bicicleta personalizada e única, cheia de beleza e estilo.

Larry Machado, diretor do filme, não pôde comparecer durante a exibição no FICA, mas em seu lugar esteve o Fábio, que falou ao Mais Goiás sobre o sentimento de produzir um material tão rico para a sociedade. “A gente tá muito feliz, estou muito emocionado com todo o processo. Madruga [Claudiomar Felipe] é meu vizinho e sempre tive muito carinho por ele”, comemora Fábio Alves de Brito.

Confira a programação completa de filmes e shows do FICA 2024; entrada é gratuita

Claudiomar Felipe [Madruga] transforma o lixo em materiais úteis

Claudiomar Felipe trabalha com reciclagem, de onde tira toda a sua renda. O produtor do filme não esconde sua admiração pelo protagonista: “Ele trabalha com reciclagem, faz coleta e ressignifica o lixo. Ele transforma peças em coisas úteis para a comunidade. Ele é essa figura icônica para mim, como se fosse um físico ou cientista, porque isso que ele faz é incrível. Por isso optamos por contar essa trajetória.”

Questionado pelo Mais Goiás sobre sua experiência com montagem e manutenção de bicicletas, Claudiomar diz que sempre foi apaixonado por elas e que seu conhecimento vem desse amor, sem nenhuma formação técnica no ramo. “Desde pequeno eu sempre gostei muito de bicicletas, mexia, arrumava e ajudava os meninos do bairro quando precisavam. Quando eu comecei a trabalhar com reciclagem, a ideia de fazer uma nova bike com o material surgiu”, contou.

Claudiomar comentou ainda que nunca imaginou ter sua história transformada em um filme. “Foi bonito demais, muito emocionante mesmo”, celebra o protagonista, finalizando com uma mensagem: “Antes de descartar, as pessoas devem pensar que aquilo pode ganhar um novo caminho, ter um recomeço. O que é lixo pode se tornar um luxo. O lixo é o meu luxo”, conclui.

O filme “Madruga Bikes”, de Larry Machado, está concorrendo a diversos prêmios na mostra Washington Novaes, que conta com uma banca avaliadora especialista. Os resultados serão divulgados no próximo domingo (16).

Assista os filmes do FICA 2024 e vote no melhor

Quem não puder comparecer pessoalmente ao FICA 2024, que segue até o dia 16 de junho na cidade de Goiás, poderá assistir todos os filmes de forma online, de forma gratuita, pela plataforma TBC Flix . Além disso, o público poderá votar no melhor filme pelo link: https://fica.go.gov.br/votacao/ .

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental possui ainda extensa programação cultural e formativa, com entrada franca.