Galeria de arte itinerante lança projeto “História de Todas Nós Mulheres”
A exposição fica disponível até 10 de agosto, com acesso gratuito pelo site da galeria
Já são mais de cem anos desde que as mulheres conquistaram alguns de seus direitos mais básicos, a exemplo do poder de voto. Apesar disso, a luta feminina está longe de acabar, tendo vista questões frequentes como o feminicídio, milhares de denúncias de assédio, além da desigualdade salarial. Levando em consideração este último ponto, dados levantados recentemente pela OXFAM – confederação atuante em mais de 90 países, que busca soluções no combate à fome e desigualdade – constatou que mulheres ainda estão à frente de mais de 75% do trabalho não remunerado por todo o mundo. Pensando nisso, a UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante, criou o projeto “História de Todas Nós Mulheres“.
Por meio de vídeos, episódios de podcast e uma exposição virtual gratuita, mais de 22 artistas, entre mulheres e homens, se uniram para a realização do projeto. A intenção é lutar por justiça ao apresentar histórias e vozes reais que representam a galeria e a sociedade como um todo. A mostra fica disponível gratuitamente até o dia 10 de agosto e recebe pessoas de todos os cantos do Brasil e mundo. Para conferir, basta acessar o site da galeria clicando aqui.
Para Maraisa Melo, que curadora artística, artista visual e fundadora da galeria de arte itinerante, o projeto traz um tema atual e necessário, que aborda a luta feminina já traçada e o longo caminho que ainda será preciso percorrer. “O projeto nos traz um tema tão emocionante e, ao mesmo tempo, atual. O reconhecimento dos direitos sistematicamente negados às mulheres é um processo que começou há séculos. Muito já foi conquistado. Mas também ainda falta muito a se conquistar“, comenta.
E ainda completa: “queremos que essas vozes cheguem de todas as formas para o máximo de pessoas. Por isso, além da exposição exclusiva, gratuita, 3D e virtual, que disponibilizamos para todos os públicos, também vamos contar essas histórias de superação e luta, por meio de vídeos e episódios semanais do podcast da UP Time Art Gallery: o ‘Bate-Papo com a Curadora’, que complementa o projeto“, conta Maraisa.
A curadora do projeto “História de Todas Nós Mulheres”, comenta ainda que a luta pela igualdade é um papel de todos. Justamente por isso, além das artistas mulheres, homens também participam de todo o projeto, de modo a incentivar a reflexão masculina, para que juntos, todos lutemos a caminho do fim das injustiças e desigualdades.
Serviço
UP Time Art Gallery lança o projeto “História de Todas Nós Mulheres”
Quando: até 10 de agosto
Onde: site da galeria (clique aqui)
Acesso: gratuito
Leia também: