Festival Gastronômico de São Simão começa nesta quinta
Além da gastronomia, constam da programação atrações esportivas, culturais e uma agenda repleta de shows.
O Festival Gastronômico Esportivo e Cultura de São Simão chega à 11ª edição com a expectativa de receber 30 mil pessoas a partir desta quinta-feira, dia 24, num imenso restaurante montado na orla da praia do Lago Azul, uma das estrelas do turismo goiano, a 330 quilômetros de Goiânia. O evento, que vai até domingo, dia 27, começa com um jantar o tema Inspirações de Sabores do Banquete de Goiás. Além da gastronomia, constam da programação atrações esportivas, culturais e uma agenda repleta de shows.
A prefeitura de São Simão, promotora do evento, usa a criatividade para driblar a crise e garantir a realização da tradicional festa. O prefeito Márcio Vasconcelos reforça que o festival movimenta a economia, gera emprego e renda para o município e vai seguir a experiência bem sucedida do Carnaval 2016.
Buscando desonerar os cofres públicos, explica Márcio, “a prefeitura terceirizou parte dos shows do palco principal que ficará a cargo da empresa vencedora da licitação”. A empresa vai explorar os camarotes, estacionamento, área de camping e área de barracas. O contrato garante que a área de pista será totalmente gratuita para o grande público que lota os shows. “Conseguimos reduzir em 50% os custos aos cofres públicos, disse.
O prefeito reforça ainda que o evento, já consolidado no calendário turístico do Estado, divulga as potencialidades da região além das fronteiras de Goiás. “Ultrapassamos uma década de realização e o município contabiliza resultados positivos. Isso é possível graças ao trabalho de equipe e ao apoio dos parceiros. Vamos para mais uma edição de sucesso”, acredita. O festival conta com apoio dos governos federal, estadual, Sebrae e demais entidades do setor empresarial.
Cozinha
Um imenso restaurante montado no quiosque da orla do Lago Azul convida a todos para sentar-se à mesa e degustar as delicias. O peixe Tilápia é o ingrediente principal do cardápio, mas há também opções variadas em carnes e petiscos.
O comando está a cargo do Restaurante Nutrisul da empresária Adriana dos Santos, que tem um time de 120 profissionais num trabalho frenético no preparo dos pratos nos quatro dias do evento. “Esperamos com grande expectativa. É um evento grandioso e nos desdobramos para atender muito bem o público. É um trabalho gratificante pelos resultados positivos na economia e pela interação e troca de experiência com profissionais de São Simão e com os experientes chefs de cozinha que repassam seus saberes “, enumera a empresária.
Novidades
O talento e esmero das chefs Emiliana Azambuja e Beth Alves ficam evidenciados na elaboração do menu que agrada do mais simples ao mais requintado paladar. As chefs apresentam neste ano novidades que recheiam o cardápio com inspirações na culinária regional e internacional.
Serão servidos, por exemplo, Frango de molho rústico com açafrão da terra, Escalopinho de lombo com molho de jaboticaba, Guariroba caipira, Lagarto ao molho rústico ferruge, Tilápia delícia Lago Azul, Tilápia japa, Filé oriental, Sobrecoxa de frango japa agridoce, Yakisoba de legumes, Peixoalhada com vegetais, esse último uma versão da bacalhoada, mas nesse caso, ingrediente principal é a tilápia.
E o festival de delícias continua com a Tilápia bem lasanha (lasanha de peixe), Sobrecoxa napolitana, Tilápia Fiorentina, Filé de tilápia ao molho escuro e Risoto piamontese. E tem ainda mais no farto buffet: saladas, arroz e ao preço de R$ 25,00 por acesso ao buffet.
Emiliana Azambuja que participou de todas as edições do festival se diz privilegiada. “É um prazer imenso e fico um ano pensando, pesquisando novas possibilidades para levar sempre novidades que venham de encontro ao que público espera. Vamos tematizar o buffet para gerar curiosidade e despertar ainda mais o paladar das pessoas”, acredita Azambuja. Gratificada por ser parceira na cozinha, a chef Beth Alves, se envolve em cada detalhe na elaboração do cardápio. “É o momento de brindar as riquezas da nossa gastronomia num ambiente acolhedor e de belezas naturais de encher os olhos”, diz ela com entusiasmo.
Esporte e artesanato
O esporte tem lugar cativo na programação do festival. Torneios de futevolei e de futebol de campo reúnem atletas de São Simão e municípios vizinhos. A última etapa será disputada no Domingo de Páscoa e os primeiros colocados receberão troféus e medalhas.
Obras de arte, deliciosos doces caseiros e trabalhos manuais feitos pelos artistas do município estarão à venda na Expo Arte, que conta com a participação de integrantes da Associação de Artesãos de São Simão. Como já é tradição haverá um cantinho especial para a exposição de orquídeas de várias espécies. Impossível não se apaixonar e querer levar uma para casa.
Integração
A classe empresarial da cidade se movimenta e o setor de alimentação fora do lar tem participação de destaque no evento. Esse ano mais de uma dezena de estabelecimentos, entre restaurantes, bares e quiosques espalhados pela cidade continuam com a proposta de ofertar um prato em seu cardápio à base de peixe alusivo ao festival. O prato será estrela em material promocional como banner e totem nos estabelecimentos e os garçons estarão uniformizados com camiseta e avental do evento.
Shows
Além da mesa farta, o Festival de São Simão também é famoso pela atrativa agenda de shows. No palco principal instalado na área de eventos, na quinta feira, dia 24, à noite, o show de abertura fica por conta do arrocha de Israel Novaes e as mixagens da DJ Samhara que levarão todos numa bela viagem de sons incríveis; no dia 25, sexta-feira, o mega show dos goianos Zezé de Camargo e Luciano brinda o público com sucessos consagrados e novos hits como Labirinto, que domina as paradas. Depois, já na madrugada do dia 26, a dupla Israel e Rodolfo sobe ao palco e prova porque é a sensação nacional. Na noite do dia 26, sábado de Aleluia, é a vez do axé do baiano Alexandre Peixe e do sertanejo universitário de Naiara Azevedo.
O Festival vai oferecer uma diversidades de atrações musicais
No palco do restaurante, durante o almoço, as variadas apresentações dos alunos do Centro Cultural Iara Almeida do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantidos pela prefeitura de São Simão, darão o tom cultural do festival. Parte do contingente de mais de mil alunos ganha espaço na área de alimentação com ricas e variadas apresentações.
Durante o jantar, shows sertanejos, viola e MPB animarão o público. Estão na agenda artistas como Almir Pessoa, o violeiro do Brasil, Naessa Amaral e Fernando Perillo. A graça dos humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho vai arrancar boas gargalhadas e deixar saudades no almoço, encerrando o evento no Domingo de Páscoa.
O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão é uma promoção da prefeitura, com a realização da Secretaria de Turismo e o apoio da Câmara de São Simão, governo federal, governo estadual, Sebrae e setor empresarial de São Simão e região.
Cardápio
A organização do festival montou um laudo cardápio para os quatro dias do evento, com o propósito de agradar todos os gostos. O talento e esmero das chefs Emiliana Azambuja e Beth Alves ficam evidenciados na elaboração do menu que agrada do mais simples ao mais requintado paladar.
Dia 24 – quinta –feira
Jantar: Inspiração Sabores do Banquete de Goiás
Salada Mix Goianin, de folhas verdes com acelga, abacaxi, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, milho verde e hortelã e molhos de coalhada e salsinha com limão;
Salada Festiva, de duo de repolho roxo e branco, atum, fios de cenoura , uvas passas, maçã verde e salsão;
Tilápia da Terra, envoltas na farinha de mandioca crocante finalizados com cubos de queijos em marinada de cachaça, açafrão da terra, cebolinha e pimenta biquinho;
Tilápia Metida em marinada especial, assadas, servidas com molho de mandioquinha, aipim, vinho branco, leite de coco e coentro;
Frango meio Caipira, filé de sobrecoxa ao molho rústico, bem dourado, com açafrão da terra, cebola, pimentão vermelho e cheiro verde;
Escalopinho de lombo, com molho de jabuticaba, confit de cebola e ameixa;
Lagarto ao molho Rústico Ferrugem, finalizados com palmito e cenoura;
Creme de Milho Metido, finalizados com chips de jiló e quiabo;
Guariroba Caipira, ao molho de tomate e pimenta de cheiro;
Arroz Biro-Biro Goiano, com lascas de pequi, batata palha, ovos mexidos, queijo ralado e bacon;
Arroz da hora com alho;
Dia 25 – sexta –feira
Almoço e Jantar – Inspiração de Sabores do Oriente
Salada com Mix de folhas, verdes com manga, tomate seco, fios de nabos e conserva artesanal de gengibre;
Salada Sunomono, tradicional salada Oriental com pepino japonês, cenoura, gergelim e óleo de gergelim torrado;
Peixalhoada, tradicional peixada na melhor inspiração com ovos, brócolis, cebola, azeitonas, tomate, batata e molho maravilhoso, com toque de broto de bambu;
Filé Oriental, com shoyu, gengibre, namplá, cebola e salsão;
Tilápia Delícia, com banana, bechamel com coco e coentro, couve, finalizados com coco queimado;
Sobrecoxa do Japa Agridoce, com crosta de amendoim, cebola finalizada com molho agridoce;
Tilápia Japa
Filé de Tilápia em marinada de Missô com cebolinha e saquê, a dorê com duo de gergelins preto e branco e aveia;
Yakisoba de legumes, brócolis, acelga, cenoura e couve flor;
Arroz yakimeshi, puxado com ovos mexidos, gergelim preto, presunto, ervilha e cebolinha;
Arroz branco.
Dia 26 – sábado
Almoço e Jantar – Inspiração de Sabores das Arábias
Salada com Mix de folhas verdes, com uvas verdes, pepino e molho de coalhada com tempero Sírio;
Salada Sabor e Grãos, lentilhas, trigo em grão, abobrinha assada, cebola roxa e molho turco de tomates assados;
Tabule, clássico a moda da brima;
Tilápia Bem Árabe, com molho fumê de peixe com suco de laranja, tahine, raspas de limões e cheiro verde;
Sobrecoxa das Arábias, com marinada de tempero árabe de hortelã e zattar, servidas com molho de coalhada com crocantes de grão de bico;
Kaftas de Tilápia, trigo fino, trigo em grãos finalizadas com vinagrete de pepino, tomate e hortelã;
Costelinha Japoronga, ao molho caramelado de cebola com pimentões coloridos;
Fraldinha Assada, em baixa temperatura servida com molho de mostarda, alho frito e bacon crocante;
Arroz Turquinho, com aletria, lentilha cebola frita e salsa;
Arroz branco.
Dia 27 – domingo
Almoço – Sabores de Itália
Insalata Italiana com Mix de folhas verdes, caponata de abacaxi, berinjela, ameixa, cebola, passas, pimentões coloridos, tomate, servidas com molho de iogurte com ervas;
Salada Caprese a nossa moda, tomate, abobrinha, queijo, manjericão e pesto de azeitonas verdes;
Massa de Verão, composta de Penne ao molho pesto, com tomate cereja e queijo parmesão;
Sobrecoxa Napolitana, recheadas com presunto, queijo e oréganos, servidas em molho bechamel caseiro, manjericão e rúcula;
Tilápia Fiorentina, com creme de espinafre, queijos prato e parmesão;
Tilápia Bem Lasanha, filé de tilápia cheio de sabor em pacotes de massa de lasanha, com queijos assados em molho rústico pomodoro da Mama;
Filé de Tilália, ao molho escuro com alcaparra e confit de tomate e cebola;
Risoto Piamontese, arroz agulhinha com molho cremoso de queijos, ervilhas frescas e tirinhas de presunto;
Arroz branco.