Gastronomia

Festival italiano de Nova Veneza começa nesta quinta-feira

// A pequena cidade de Nova Veneza, a cerca de 33 quilômetros de Goiãnia, espera…


//

A pequena cidade de Nova Veneza, a cerca de 33 quilômetros de Goiãnia, espera receber cerca de cem mil visitantes nos próximos quatro dias para a 11ª edição do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza. O evento, criado para reafirmar a identidade cultural da cidade – única de Goiás fundada por italianos, começa nesta quinta-feira (2/05) e segue até domingo (31/05) com muita comida típica e apresentações culturais.

A abertura oficial será às 20h30, com o jantar na Cantina da Nona, montada na Praça da Matriz. Na sexta-feira, dia 29, às 19 horas, será realizada a Santa Missa na Matriz Nossa Senhora do Carmo e a abertura da Cantina da Nona está marcada para as 20 horas. Às 21 horas, começa o Baile de Máscaras.

No dia 30, o festival terá almoço na Cantina da Nona a partir do meio-dia. Às 22 horas, show com Ivano Italianíssimo e Banda. No último dia, dia 31, o almoço na Cantina da Nona começará às 11 horas. O encerramento do festival está marcado para as 18 horas. Todos os dias haverá apresentações artísticas com o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro (SC) e com o Grupo Roba da Ciode (SC). A entrada no evento, que conta com o apoio da Goiás Turismo, é gratuita.

Italianíssimo
Vencedor de diversos festivais de música italiana, o cantor Ivano Italianíssimo vai se apresentar no Festival Italiano de Nova Veneza nos dias 30 e 31 de maio. No sábado, dia 30, o show será às 22 horas. E, no domingo, dia 31, às 13h30. O show de Ivano Italianíssimo é bem animado e com uma grande variedade de estilos da música italiana, das românticas tarantelas a canções de Eros Romazzotti. “E sempre interagindo com o público”, avisa.

Ivano Italianíssimo começou a carreira em 1995 como baterista num grupo de música italiana e como cover do cantor italiano Eros Ramazzotti. Em 2002, com o fim da banda, iniciou a carreira solo. Ivano Italianíssimo é filho de imigrantes italianos. Os pais chegaram ao Brasil em 1952 vindos de Veneza, Itália, e foram morar em uma colônia italiana na cidade Pedrinhas Paulista (SP), onde o cantor vive até hoje. “A música italiana faz parte do meu dia a dia, está no sangue”, comenta.

Foliões mascarados e com fantasias ao estilo da Veneza italiana vão desfilar pelas ruas da cidade da Nova Veneza de Goiás na sexta-feira, dia 29. É o 7º Baile de Máscaras: Carnavale Di Venezia. A noite mascarada terá a participação especial dos grupos Roba Ciode e Dança Folclórico Ítalo-Brasileiro. O baile começa às 21 horas na Praça da Matriz.

Uma grande variedade de máscaras venezianas, com cores e modelos diferentes, pode ser comprada por quem visitar o festival. As máscaras serão vendidas no Mercatto, parte do evento destinada ao artesanato e doces feitos por moradores de Nova Veneza.