MEIO AMBIENTE

Goiânia celebra o Dia Nacional do Cerrado com a semana de conscientização ambiental

Programação acontece nesta terça e quarta-feira (5 e 6 de setembro)

Em homenagem ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, Goiânia promove durante todo o mês uma série de ações de conscientização e mobilização em prol da preservação desse importante bioma. As atividades da Semana do Cerrado estão previstas para ocorrer nesta terça e quarta-feira (5 e 6 de setembro), com eventos marcados para a Vila Ambiental e o Parque Zoológico.

A programação, direcionada a estudantes, professores e visitantes, incluirá oficinas, trilhas, atividades lúdicas e apresentações teatrais. Estas iniciativas fazem parte do projeto “Cerrado Vivo”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Na Vila Ambiental, cujo tema é “Somos sementes do amanhã”, o foco estará na flora do Cerrado, com atividades que incluem trilhas, coleta e exposição de sementes de árvores nativas. Já no Parque Zoológico, a ênfase recairá sobre a conscientização a respeito do combate ao tráfico de animais e a preservação de espécies ameaçadas, como o lobo-guará, tamanduá, seriema e ema.

O Dia Nacional do Cerrado foi estabelecido em 2003 e visa ressaltar a importância da conservação desse bioma, que é o segundo maior do Brasil. O Cerrado é amplamente reconhecido como o “berço das águas brasileiras”, pois abriga o Aquífero Guarani e possui uma rica biodiversidade, tanto em termos de flora quanto de fauna.

Serviço

Semana do Cerrado

Data: Terça e quarta-feira (5 e 6/9)

Locais: Parque Areião/Vila Ambiental

Endereço: Av. Areião e Al. das Rosas