Goiânia Mapping Festival acontece em junho no Setor Central e na web
É a primeira vez que Goiânia realizará o festival, que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de junho
Acontece, nos dias 1º. 2 e 3 de junho, o Goiânia Mapping Festival, uma atração inédita na capital. O evento envolve artes visuais, música, tecnologia e o espaço urbano da cidade. Todas as ações envolveram uma técnica chamada Projeção Mapeada ou Videomapping, que transforma superfícies em tela de reprodução de mídias.
A exposição será em um edifício localizado na Rua 3 com a Avenida Goiás, atrás do Grande Hotel, no Setor Central. A mesma será dividida em cinco categorias: animação ou vídeo, fotografia, graffiti, arte digital e arte naif ou desenho à mão.
Quem não puder comparecer no lugar da exposição, o evento poderá ser conferido virtualmente, já que contará com transmissões online de apresentações musicais de cinco artistas goianos. Enquanto os shows acontecem, os VJs Charles Leal, Kito, e Marcelo Andrade, Alt, vão mixar imagens que serão projetadas na fachada dos edifícios criados em 3D. As inspirações foram três prédios históricos de arquitetura Art Déco de Goiânia.
O Palácio das Esmeraldas, Grande Hotel e Estação Ferroviária de Goiânia foram modelados em 3D e serão os palcos virtuais do festival. “A projeção mapeada também pode ser feita de forma digital, em objetos criados por computação gráfica. Mesmo se for usá-la em um prédio de verdade, o VJ precisa mapear a superfície do edifício para projetar a exibição de imagens no computador antes de jogá-las em uma parede real”, explica Marcelo Andrade.
As exposições se dividirão em projeções mapeadas feitas em prédios virtuais e no prédio no Setor Central de Goiânia das 19h às 22h.
Inscrições abertas
Artistas poderão se inscrever no Goiânia Mapping Festival até o dia 29 de maio e concorrer ao prêmio simbólico de R$ 450,00. As inscrições estão abertas no site https://goianiamappingfestival.tumblr.com/chamadaaberta.