Goiânia Mostra Curtas celebra 20 anos com edição virtual e gratuita
Entre os dias 23 a 28 de novembro, acontece a 20ª edição do festival Goiânia…
Entre os dias 23 a 28 de novembro, acontece a 20ª edição do festival Goiânia Mostra Curtas, que em um novo marco em sua trajetória, completa 20 anos de muita história e valorização do audiovisual local, representando o primeiro festival de cinema a ser realizado na cidade.
Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, pensando ainda na segurança dos organizadores e do público em geral, a mostra será realizada em formato virtual e gratuito, com transmissão pela plataforma InnSaei.TV, disponível para todos que quiserem acompanhar.
O festival ainda disponibilizará debates, palestras, oficinas e aulas, também de forma gratuita. Para participar, basta fazer sua inscrição pelo site do evento.
De acordo com Maria Abdalla, diretora-geral e produtora do Goiânia Mostra Curtas, o evento precisou se transferido para o formato virtual devido às restrições, mas também por falta de incentivo financeiro mediado por editais e leis de incentivo à cultura.
Assim, o festival precisou ser reduzido e repensado. “Por isso, será realizada totalmente online, de forma mais enxuta e reduzida, sem mostras competitivas, mas não menos especial”, comenta.
“Excepcionalmente será no mês de novembro, e esperamos futuramente manter a tradicional data em outubro”, finaliza.
Em breve, também será possível conferir a lista de todos os filmes que estarão disponíveis.
Programação do Goiânia Mostra Curtas 20 anos
Para celebrar seus 20 anos de existência, o Goiânia Mostra Curtas realizará exibições de suas produções mais premiados ao longo de toda essa jornada, com Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Goiás.
De forma geral, a “Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil”, contará com 20 filmes de 2020 e 2021, representando o período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que também mostraram o poder do audiovisual e de como pode contribuir para a superação de novos desafios.
A seleção apresenta um equilíbrio entre o número de realizadores mulheres e homens. A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
Já na “Curta Mostra Especial”, o público poderá acompanhar o debate “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”, que será transmitido pelo canal da Icuman no YouTube.
A mediação do debate ficará por conta de Kênia Freita, que receberá os convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).
Para participar das atividades de formação, que incluem os debates, aulas, palestras e oficinas, basta se inscrever a partir desta terça-feira (26/10) pelo site do Goiânia Mostra Curtas, até o dia 15/11.
Enquanto isso, vale destacar que as mostras e os filmes estarão disponíveis, gratuitamente, na plataforma InnSaei.TV.
Sobre o festival de cinema em Goiânia
O Goiânia Mostra Curtas foi o primeiro festival de cinema em Goiânia, com edição de estreia realizada em 2001.
De lá para cá, o festival cresceu e passou a representar um dos principais eventos da agenda cultural goiana, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do audiovisual no Centro-Oeste e também em todo o país, fomentando a produção de filmes regionais.
Para se ter ideia, ao longo destes 20 anos, cerca de 290 mil pessoas já participaram do evento, que já exibiu mais de 2 mil filmes.
Além disso, o Goiânia Mostra Curtas também foi responsável pela realização de 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados.
Mesmo com o desafio do formato virtual, a expectativa é alcançar um público ainda maior e mais versátil, já que o festival poderá ser levado para qualquer lugar, basta ter acesso à internet.
Serviço
Goiânia Mostra Curtas 20 anos – festival ganha edição online
Quando: 23 a 28 de novembro
Onde: transmissão das mostras pela plataforma InnSaei.TV
Leia também: