Evento com manifestações culturais de origem africana acontece em Goiânia, no domingo (19)
Evento terá gastronomia, artesanato e música de matriz africana
No próximo domingo (19), a Praça do Trabalhador, em Goiânia, vai receber o 1º Afoxé Cultura e Resistência. O evento acontece a partir das 13 horas, com entrada gratuita, dispondo de apresentações musicais, artísticas e religiosas de matrizes africanas, além de feira com cerca de 30 barracas.
Com o apoio da Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult) e da Prefeitura de Goiânia, o Afoxé Cultura e Resistência acontece como forma de manifesto para a desconstrução do preconceito e da intolerância religiosa.
De acordo com Gabriella Lasprilla, vice-presidente do Instituto Cultural Movimento Agô (organizador do evento), as matrizes religiosas africanas e afro-brasileiras ainda sofrem muito preconceito, como é o caso do Candomblé, Umbanda, Jurema e Quimbanda.
“A comissão organizadora do evento é composta por pessoas da cultura de matriz africana e afro-brasileira, e pensando no combate à intolerância, ao racismo e preconceito, criou-se a ideia desse evento cultural, que também homenageará o Dia Nacional da Consciência Negra. A ideia foi prontamente acolhida pelo secretário de cultura Zander Fábio”, informou Gabriella.
A intolerância contra as religiões de matrizes africanas ainda é uma realidade no Brasil. Segundo dados do portal Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registrados 477 casos em 2019, 353 casos em 2020 e 966 casos em 2021.
Música
A organização do Afoxé Cultura e Resistência informou que todas as atrações musicais e artistas pertencem a cultura de matriz africana. Para a abertura do evento, a cantora e compositora Mellinda será responsável pela animação. Já o encerramento ficará por conta do grupo local Samba de Seu Zé.
Programação Afoxé
13 horas: feira, gastronomia e musicalidades
15 horas: abertura oficial
17 horas: Afoxé Cultura e Resistência
20 horas: encerramento
ANOTA AÍ
Afoxé Cultura e Resistência
Local: Praça do Trabalhador (Goiânia – Go)
Data: 19 de novembro
Horário: a partir das 13 horas
Entrada: Gratuita
Leia também: Martinho da Vila é atração de evento que une música e feijoada, em Goiânia