ENTRADA FRANCA

Goiânia recebe concerto gratuito em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil

O concerto será apresentado no dia 8/9, e repetido no dia 11/9, com acesso gratuito para a comunidade em geral

O concerto será apresentado gratuitamente (Foto: Divulgação)

Em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil, na próxima quinta-feira (8/9), a Orquestra de Câmara de Goiânia apresenta um concerto super especial, com realização a partir do Instituto Orquestra Cidadã.

O evento será apresentado no Teatro Basileu França, com entrada franca para o público em geral, com início às 20h. No dia 11 de setembro (domingo), a partir das 10h, o concerto será reapresentado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Setor Leste Vila Nova, também com acesso gratuito para a comunidade.

Nas duas ocasiões, não será necessário retirar ingresso. Basta chegar cedo para garantir sua vaga, já que a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de público de cada ambiente. No dia 8, o teatro estará de portas abertas a partir das 19h30.

Sobre o concerto da Orquestra de Câmara de Goiânia

Orquestra de Câmara de Goiânia apresenta concerto em homenagem aos 200 anos de Independência
(Foto: Divulgação)

Sob regência do maestro Eliseu Ferreira, o repertório foi escolhido a dedo, com uma verdadeira imersão na música brasileira para orquestra de cordas dos séculos 18, 19 e 20. Assim, a abertura do programa será com o famoso Huno da Independência, escrito por D. Pedro I, que dita o tom da homenagem à Independência.

Em seguida, a orquestra também executará obras de Luís Alvares Pinto, Alexandre Levi, Henrique Oswald, Orestes Farinello, dentre outros.

Segundo a organização do evento, embora as obras mencionadas ainda sejam pouco executadas nos concertos pelo Brasil, representam o que há de melhor da cultura musical brasileira.

Para fazer com que o público esteja ainda mais imerso durante a apresentação, a Orquestra de Câmara de Goiânia adota um formato diferente, onde o maestro faz comentários e explica sobre as obras e os compositores, o que resulta em maior conexão com todos os presentes.

A orquestra em questão atua de forma independente, tendo sido criada em 1999, para um projeto especial de concertos didáticos em Goiânia. Apesar disso, o grupo vem se apresentando desde então, em eventos, congressos, viagens, concertos no interior do estado e muito mais.

Para se ter ideia, já realizou gravação de CDs com músicas de Goiás, entre eles, o CD de Música Sacra do compositor Fernando Cupertino. Vale super a pena acompanhar o trabalho do grupo!

Serviço

Orquestra de Câmara de Goiânia

Quando: 8 e 11/9 (quinta e domingo)

Onde: Teatro Basileu França e Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Horário: 20h / 10h

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: