Tradição

Goiânia sedia festival de Música Antiga

Evento, que vai até sábado (17), trará oficinas, masterclasses, recitais e apresentações de dança focadas nos períodos musicais Medieval, Renascentista e Barroco

Começa nesta segunda-feira (12) a IV Série de Música Antiga de Goiás. O evento, que vai até sábado (17), trará oficinas, masterclasses, recitais e apresentações de dança focadas nos períodos musicais Medieval, Renascentista e Barroco.

O objetivo do evento é divulgar e incentivar a pesquisa acerca da dança, música e instrumentário. Serão realizadas seis apresentações, com instrumentos originais, com grupos reconhecidamente especializados, entre eles o Grupo medieval UCCELLI (GO) e o Quinteto Barroco (GO).

Também haverá recitais com Ludmilla Thompson (SP), Javier Gelati e Hélène Dauphin (Argentina). Um dos destaques do evento é o Baile da Corte, uma apresentação que reunirá no mesmo palco grandes nomes como Osny Fonseca (SP), Raquel Aranha (SP), o corpo de baile do evento e Grupo UCCELLI (GO).

Outra atração confirmada é o Trio Medieval 3 por 8 formado pelos multi-instrumentistas Eduardo Antonello, Pedro Hasselmann Novaes e Roger Lagr. Os músicos compartilham um rico e exótico universo sonoro, instigando a curiosidade do público por timbres igualmente variados. O Trio 3 por 8 ganhou destaque nacionalmente por participar da trilha sonora da novela global “Deus salve o Rei”.

Trio Medieval 3 por 8 formado pelos multi-instrumentistas Eduardo Antonello, Pedro Hasselmann Novaes e Roger Lagr | Foto: Ana Clara Miranda/Divulgação

A Série traz ainda masterclasses temáticas de música barroca e oficinas de profissionalização. Entre os oficineiros estão consagrados artistas como Pedro Diniz, Osny Fonseca, Raquel Aranha, Dagma Eid e Cesar Guidini.  Todas as atividades são gratuitas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site www.musicaantigagoias.com.

Beatriz Pavan, uma das diretoras artísticas do evento, afirma que atualmente a pesquisa histórica acerca da música e dança tem avançado e interessado a comunidade artística, e, por consequência, ouvintes e apreciadores. “Goiás não fica fora deste cenário. Assim, festivais como este incentivam iniciantes e possibilitam profissionais a expandir conhecimentos. Os concertos, resultado de intensos trabalhos, trazem o que de melhor tem sido feito no cenário musical referente à esta proposta.”

SERVIÇO
Data: 12 a 17 de novembro
Local: Goiânia
Maiores informações: www.musicaantigagoias.com