Arte na rua

Goiânia sedia o 2º Encontro Nacional de Grafiteiros neste sábado

Durante evento, artistas vão revitalizar o muro de uma escola pública no Setor Leste Universitário com a presença de grafiteiros de outros estados

Mais de 80 grafiteiros de Goiás, Distrito Federal, Uberlândia e de outros estados estarão presentes no 2º Encontro Nacional de Grafiteiros, que acontece neste sábado (16) em Goiânia. Para marcar o encontro, os artistas realização a revitalização nos muros do Colégio Pré-Universitário, na 11ª Avenida, no setor Leste Universitário. Aproximadamente mil metros quadrados receberão a pintura em formato de grafite. Um workshop também será realizado no local para a comunidade escolar. O evento terá inicio às 9h e segue até o final da tarde.

O encontro, segundo presidente da Associação dos Grafiteiros de Goiás, Eduardo Aiog, tem como objetivo reunir os artistas de diferentes locais, mas sempre com a finalidade de atingir a comunidade. “No primeiro ano, revitalizamos o ginásio de esportes localizado na T-09. Agora vamos dar vida aos muros de uma escola. Alunos, professores, moradores e a população terão conhecimento do grafite, uma arte que também traz mensagens bacanas.”, salientou o presidente. Os grafiteiros terão tema livre para as pinturas do painel coletivo, mas prometem mensagens atuais, como voltadas para paz, meio ambiente e outros.

Para realizar as pinturas, quites da ColorGyn serão doados aos artistas. O gerente de relacionamento da Unitintas, Rafael Carlos Cruz, que é parceira do evento, lembra que é preciso incentivar a arte, principalmente junto à área a educacional. “Acompanhamos sempre o trabalho dos grafiteiros, que fazem uma arte bonita e rica em conteúdo. Por isso, incentivamos evento como este, que leva uma mensagem otimista a todos e ao mesmo tempo revitaliza parte de uma escola.”, ressaltou Rafael, que informou ainda que a instituição estará com estande no local com informações sobre as tintas usadas para o grafite.

Durante todo o sábado os grafiteiros trabalharão nos muros da escola. Quem tiver interesse pode acompanhar a confecção dos desenhos.