VALORIZAÇÃO

Governo investirá R$ 2,4 milhões no artesanato de Goiás em 2024

Ações em valorização ao artesanato acontecem ao longo de todo o ano

O Governo de Goiás anunciou o investimento de R$ 2,4 milhões no artesanato do estado, reconhecendo a área como importante pilar na valorização cultural e tradição goiana. Em um projeto de difusão e comercialização, as ações serão compostas por quatro edições da feira Goiás Feito à Mão; participação em feiras nacionais; divulgação em eventos como o Natal do Bem; e ainda o mapeamento que resgata e apoia artesãos em todas as regiões do estado.

A feira Goiás Feito à Mão chegará à sua 5ª edição, marcada para os dias 7, 8 e 9 de maio, no Congresso Nacional, no Salão Negro da Câmara dos Deputados. O evento contará com exposição e comercialização de artesanato, área de alimentação e kids. Para os meses de junho, agosto e novembro, a feira também já está confirmada para o Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Ao longo do ano, o governo ainda apoiará artesãos e mestres selecionados em editais para a participação no Salão do Artesanato (maio), em Brasília (DF); na Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte (junho), em Olinda (PE); e na Feira Nacional de Artesanato e Cultura – Fenacce (setembro), em Fortaleza (CE).

Outros eventos e ações serão divulgados no decorrer de 2024, todos com apoio do Governo de Goiás.

Mapeamento

Ainda em 2024, quatro rodadas de mapeamento nos municípios goianos serão realizadas com investigação minuciosa, de acordo com informações do Governo de Goiás. O projeto vai investigar a produção até então anônima ao grande público, resgatando esses artesãos e formalizando o trabalho junto ao Sistema de Artesanato Goiano (SAG) e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).