ARTE

Goyazes Festival de Fotografia terá quatro mostras e outras atividades em Goiânia

Exposições seguem até o mês de setembro

A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia terá início nesta quinta-feira (11/7) com quatro novas exposições na Vila Cultural Cora Coralina, a partir das 19h, com entrada franca. O evento, que busca promover e tornar a arte fotográfica mais acessível em Goiás, conta com apoio financeiro do Governo de Goiás.

As exposições, que ficarão em cartaz até o dia 8 de agosto, são: “Imagens Resolutivas”, uma mostra internacional realizada em parceria com o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF); “Foto em Pauta na Estrada”, que apresenta exposições nacionais em colaboração com o Festival de Fotografia de Tiradentes; “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê”, uma mostra comemorativa dos 50 anos de carreira do fotógrafo documentarista Kim-Ir-Sen; e “Prêmio Goyazes”, que exibe os trabalhos dos fotógrafos premiados na convocatória estadual do festival deste ano.

Nesta edição, o Goyazes Festival fortalece o diálogo com outros festivais brasileiros, convidando o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF) para uma parceria. Um festival bienal vai promover discussões e reflexões sobre o universo fotográfico, ligando pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais. A exposição resultante dessa colaboração, “Imagens Resolutivas”, é curada por Bruno Vilela e Guilherme Cunha, organizadores do FIF-BH.

“Foto em Pauta na Estrada” é uma exposição coletiva realizada em parceria com o Festival de Fotografia de Tiradentes. Ela apresenta o resultado de viagens feitas pelos curadores Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil, buscando capturar a produção fotográfica local. Entre 2018 e 2020, esses curadores visitaram 11 capitais brasileiras em busca das fotografias que serão exibidas no Goyazes Festival de Fotografia.

Com curadoria de Milton Guran, “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê” oferece uma visão abrangente da obra deste renomado fotógrafo documentarista, conhecido por sua sólida formação técnica e vasta experiência como fotojornalista e especialista em antropologia visual.

Programação completa

Além das quatro exposições, o terceiro Goyazes Festival de Fotografia oferecerá uma programação intensa ao longo de nove dias, incluindo palestras, oficinas, mesas redondas, leituras de portfólio, troca de fotografias, projeções externas, lançamentos e intercâmbio de livros. Renomados fotógrafos brasileiros como Juan Esteves, João Kulcsar, Milton Guran, Eugênio Sávio, Divino Sobral, Bruno Vilela, Guilherme Cunha, Guilherme Ghisoni, Samuel de Jesus, Deborah Borges, Júlia Mariano, João Castilho e Pedro David estarão presentes, enriquecendo a programação do festival.

ANOTA AÍ
Goyazes Festival de Fotografia
Visitação
: 12 de julho a 08 de setembro de 2024, das 9 às 17 horas, segunda a domingo
Programaçãohttps://goyazes.art.br/o-goyazes/ 
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 23 com rua 03, Qd.67, Centro, Goiânia-GO)
Entrada: gratuita