Grupo Vida Seca faz shows em Goiânia com instrumentos de materiais reutilizados
Os shows serão apresentados nos dias 18 e 19/8, no Teatro do IFG, com acesso gratuito para o público
Sucatas ganham o ritmo de melodia com o grupo Vida Seca em Goiânia – um quarteto de percussão que promete surpreender o público com dois shows e uma oficina gratuita. As apresentações acontecem nos dias 18 e 19 de agosto, no Teatro do IFG, às 20h.
Ao longo dos shows, o grupo apresentará dois novos instrumentos para o público: a comarimba e o microxilo – resultados de residência artística com o mestre-luthier Márcio Vieira.
Já a oficina, será realizada no dia 27 de agosto, com iniciação musical com instrumentos de materiais reutilizados, que resultará em um bloco de percussão. A atividade será ministrada a partir das 17h, na Praça Universitária. A programação é inteiramente gratuita para o público em geral.
As atividades integram o projeto ProvocaSom, que mantém o grupo. Com ele, o quarteto tem o objetivo de aprimorar o próprio trabalho de pesquisa musical e criação de instrumentos a partir de materiais descartados, ampliando o acesso do público a esse universo.
Grupo Vida Seca apresenta novos instrumentos
A comarimba é feita de tubos de alumínio e é um instrumento inédito para o grupo Vida Seca. O luthier já havia construído um parecido com esse para o projeto Diversom, mas trabalharam num modelo específico para o grupo: uma versão menor, com uma escala de 43 notas e com um compensado de madeira reaproveitada, que serve como uma caixa para transporte e também para amplificar o som.
Enquanto isso, o microxilo é um xilofone com o mesmo princípio de divisão de notas da comarimba, em que se explora a microtonalidade. Feito com teclas de madeira, será a primeira vez que o grupo utiliza a técnica. Vale a pena conferir!
Serviço
Shows com o grupo Vida Seca
Datas: 18 e 19 de agosto
Horário: 20 horas
Local: Teatro do IFG
Entrada: gratuita
—
Oficina com instrumentos de materiais reutilizados e formação de bloco de percussão
Data: 27 de agosto
Horário: 17 horas
Local: Praça Universitária
Gratuita
LEIA TAMBÉM: