Literatura

HQ Topografias é lançada no Evoé Café com Livros

Uma das autoras, Lovelove6, estará presente no encontro Leia Mulheres

O Evoé Café Com Livros recebe, nesta quinta-feira (28), o lançamento em Goiânia da HQ Topografias. Escrito pelas quadrinistas Barbára Malagoli, Julia Balthazar,
Lovelove6, Mariana Paraizo, Puiupo e Taís Koshino, de Brasília, a obra é uma coletânea de história que têm em comum o tema “percurso”. A autora Gabriela Masson, ou Lovelove6, como é conhecida, estará presente no Clube Leia Mulheres, que será realizado a partir das 19h30, e para falar sobre o livro, às 21h. A entrada é gratuita.

“Nós seis nos conhecemos há algum tempinho por meio dos quadrinhos. Posso dizer que somos fãs umas das outras e assim surgiu o desejo de produzirmos juntas. Também queríamos dar uma agitada entre as publicações e instigar e fortalecer as publicações entre mulheres. Nós fizemos um brainstorming de palavras e conceitos que achávamos interessantes como tema. Chegamos à dupla passagem/percurso e a partir disso produzimos as histórias”, explica ela.

A HQ tem como característica uma paleta de cores bem reduzida: ela foi feita inteiramente nas cores ciano e magenta. Para Gabriela, a redução foi “uma forma de amarrar as histórias, como um elemento comum. Também era um desafio interessante para explorarmos”.

Lovelove6 está concorrendo, neste ano, ao prêmio HQMIX, nas categorias Novo Talento Desenhista, Melhor Publicação Erótica e melhor Publicação Independente de Autora. Para ela, o mercado dos quadrinhos está melhorando para escritoras “graças às manifestações das autoras, leitoras e pesquisadoras feministas dentro do meio. Hoje existem mulheres suficientes produzindo quadrinhos profissionalmente para que uma nova autora encontre uma rede de apoio que a contemple e faça amigas envolvidas na área”.

“As autoras têm se especializado em outras funções editoriais e adquirido mais conhecimentos empreendedores, sendo o Topografias um produto desse novo momento da cena independente. Jornalistas e pesquisadoras como a turma do Lady’s Comics também têm exercido um papel importante de suporte, visibilidade, registro e divulgação”, afirma. Em sua avaliação, “em geral, as mulheres quadrinistas estão muito mais independentes dos colegas homens, sendo que há pouco tempo atrás estavam concentrados neles os conhecimentos de produção e o interesse da mídia”.

O livro, feito pelo Selo Piqui, estará à venda no Evoé Café com Livros, no valor de R$25, além de outras publicações das autoras. O encontro será na Rua 91, Setor Sul. Além desta quinta, Lovelove6 estará também em uma mesa-redonda na Conferência Noise, na Vila Cultural Cora Coralina, debatendo sobre publicações feministas independentes nesta segunda-feira (1º).