DIVERSÃO VIRTUAL

Fim de semana tem atividades online gratuitas para crianças

O projeto IC para crianças apresenta oficina de trabalhos manuais, e websérie sobre importantes mulheres da história

(Foto: Divulgação)

Se você está em busca de atividades diferentes para curtir com os pequenos, o IC para Crianças é boa alternativa! Para aprenderem brincando, o Itaú Cultural, realiza o projeto, que lança mais um episódio de sua websérie sobre mulheres na ciência, e do ateliê de projetos manuais.

A programação acontece neste sábado e domingo (17 e 18/7), com acesso virtual e gratuito para todo o Brasil. Para acompanhar, basta acessar o site da instituição, ou assistir pelo canal no YouTube, de acordo com o programa de interesse. Abaixo você confere mais informações.

Programação gratuita do IC para Crianças

No sábado (17), a partir das 11h, a garotada pode acompanhar mais um episódio da oficina “Luz, sombra e ação!”, que explora o universo cinematográfico e suas possibilidades.

Com o artista visual e educador Gustavo Magalhães, serão realizadas brincadeiros com o que pode ou não ser visto, construindo um cenário onde tudo muda conforme a luz aparece.

Os materiais necessários para construir são papel sulfite, material de desenho, cola, tesoura e lanterna.

No domingo (18), a programação do IC para Crianças apresenta mais um episódio da websérie da Companhia Delas, “Olho Mágico”, que explora a vida e obra de mulheres de destaque no campo da ciência brasileira.

Desta vez, a série aborda a socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo. Assim, a menina Aline, que é personagem dos episódios e continua de quarentena em casa, segue  desvendando a história de brasileiras cientistas.

Ela já tinha assistido a todas as séries e lives de seus artistas prediletos e não sabia mais o que fazer para fugir do tédio. Foi aí que a câmera de seu computador se transformou em um olho mágico, capaz de conectá-la com personagens femininas formidáveis, que realizaram grandes feitos.

Agora, ela e sua prima Pri, que sempre a acompanhou nesta aventura, conhecerão essa neta de uma escrava alforriada, ela foi uma das figuras mais importantes na instituição da psicanálise no Brasil, embora pouco lembrada.

Em 1935, ingressou na Fundação Escola de Sociologia Política e, em 1942, iniciou o mestrado. O resultado foi a tese Atitudes Raciais de Pretos e Mulatos em São Paulo, publicada somente 65 anos depois.

Neste trabalho, ela mostrou que, mesmo quando as diferenças sociais diminuem, o preconceito racial permanece. Vale mencionar que os episódios da série ficarão disponíveis no YouTube do Itaú Cultural até 29 de agosto.

Serviço

IC para crianças

Quando: 17 e 18/7 (sábado e domingo)

Onde: site ou canal no YouTube do Itaú Cultural

Acesso: gratuito

Leia também: