Educação

Iniciativa promove contato de estudantes com história e arte de Goiás

Com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia e da Lei Municipal de Incentivo à cultura, o projeto aproxima crianças da rede municipal da cultura do nosso estado

Até a próxima quinta-feira (17), estudantes de 8 a 12 anos da Escola Municipal Frei Demérito Zanqueta participam do projeto “Manhã de Arte e História Goiana”. O objetivo, como o nome da iniciativa deixa implícito, é aproximar as crianças do que é produzido culturalmente no nosso estado, além de um pouco de sua história.

“O projeto veio com o intuito de trabalhar, de maneira lúdica e rápida, a História de Goiás, interligada à arte e artistas goianos (ou que escolheram o Estado como lar)”, sublinha a produtora cultural Ravana Lobo, coordenadora da iniciativa. Com ela, o artista Siron Franco também e o empresário Leonardo Rizzo assinam o “Manhã de Arte”.

As crianças assistem a uma palestra sobre História e Arte de Goiás e, depois de um passeio pelo Instituto Rizzo – onde conhecem obras de Siron Franco – têm um contato direto com a arte. “Elas colocam a criatividade em ação, com paletas de tinta, pincéis e colagens”, ressalta Ravana.

As visitas, por enquanto oferecidas apenas à Escola Municipal Frei Demérito Zanqueta, começaram na primeira quinta-feira do mês (3). Segundo Ravana, as crianças são muito receptivas à história goiana e à arte porque o “Manhã de Arte” ilustra o que é falado com obras e locais que elas já viram pela cidade. “Por exemplo, o Monumento à Paz Mundial, no Bosque dos Buritis, de Siron Franco. Até mesmo as obras e a importância história do Veiga Vale e Gustav Ritter”, diz.

De novo?

Ravana acrescenta que o projeto deverá se repetir com outras escolas, visando principalmente o ensino infantil. “Mas, para viabilizarmos outras edições, contamos co o apoio da iniciativa privada e até de leis de incentivo”, explica. Nesta edição, o “Manhã de Arte e História Goiana” foi feito com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.