LANÇAMENTO

Inspirado no Sertão, poeta goiano lança seu primeiro livro neste sábado (6/8)

A obra "tudo agora é Sertão", de Ciro Gonçalves, será lançada de forma online e presencial

Capa do livro "tudo agora é Sertão" (Foto: Divulgação)

Com uma abordagem direta e cheia de contrastes, através de uma observação poética das manifestações do sertão, o poeta goiano Ciro Gonçalves lança seu primeiro livro, intitulado “tudo agora é Sertão”.

A obra, publicada pela negalilu editora, transita entre as fronteiras imaginárias e reais do cotidiano e da cultura regional, sem deixar de lado o afeto e a crítica. O lançamento está programado para o dia 6 de agosto (sábado), de forma presencial e online.

O evento de lançamento online será realizado a partir das 18h, pelas redes sociais da editora (Instagram e Facebook), com participação do autor e de sua convidada especial, a poeta e cordelista cearense, Julie Oliveira – que também é autora do posfácio.

Também no sábado (6/8) será realizado o evento de lançamento presencial, na EST Comedoria (Setor Universitário). Ainda em agosto, Ciro Gonçalves participa de outras quatro atividades para divulgar seu livro e torná-lo de conhecimento do público leitor na capital goiana.

Um pouquinho sobre “tudo agora é Sertão”

Ciro Gonçalves, autor da obra "tudo agora é Sertão"
Ciro Gonçalves, autor da obra (Foto: Divulgação)

Uma obra contemporânea sem nostalgia, onde a voz do caipira que nos conduz ao longo da narrativa poética é livre dos estereótipos sertanejos. “Pelo contrário, o orgulho e a sabedoria do que vem da roça orienta o questionamento de valores entronizados na cidade, pela modernidade”, explica o autor, que nasceu na cidade de Bela Vista (GO).

Assim que nos deparamos com a obra, logo de cara é possível notar o confronto entre a preservação do Cerrado e o agronegócio, que fica evidente na capa do livro, onde o poema “Monocultura I” − impresso em serigrafia − espalha a palavra “soja”, ocupando todo o espaço e “expulsando” o título de seu lugar de origem.

Em seus 41 poemas publicados, o autor evoca o universo de Guimarães Rosa, também com referências à Cora Coralina e Ferreira Gullar, ao tratar temas aparentemente “miúdos” para estrutura a construção de uma poesia existencial.

Em “tudo agora é Sertão”, a disposição dos poemas também é parte da poética do livro, que foi completamente pensado para explorar a linguagem literária e oferecer uma diferente experiência estética para o leitor.

Serviço

Lançamento de “tudo agora é Sertão”, de Ciro Gonçalves

18h – on-line, nos canais negalilu (Facebook e Youtube)

19h – presencial, na @est.comedoria (Rua 230, 139, Setor Universitário, Goiânia)

Atividades de formação

Oficina de poesia “Escrever o SerTão”: 13 de agosto (sábado), às 14h30, sala virtual

Oficina de lambe lambe: 15 de agosto (segunda), às 16h39, sala virtual e presencial (Livrara O Jardim – Rua 132-A, 94, Setor Sul)

Bate-papo “Para que servem poetas em tempos de crise”: 17 de agosto (quarta), às 19 horas, canal negalilu (Facebook e Youtube)

Inscrições: site negalilu editora 

LEIA TAMBÉM: