ONLINE E GRATUITO

Instituição promove mostra “Mãos que Constroem”, celebrando o Dia do Artesão

O Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) de Porangatu, promove na semana que vem a 1ª Mostra de Artesanato - Mãos que Constroem, oferecendo workshops, rodas de conversa e apresentação de documentário

Dia do Artesão Mostra de Artesanato mãos que constroem
(Foto: Reprodução/ Secretaria de Turismo MA)

O Dia do Artesão é celebrado nesta sexta-feira, 19 de março, em homenagem a São José, que é considerado padroeiro da categoria. A história do artesanato se confunde com a própria história humana. Para se ter ideia, estima-se que os primeiros artesãos tenham vivido ainda no período neolítico, por volta de 6.000 a.C.

Com o passar do tempo, a atividade foi aprimorada e ganhou várias técnicas de produção. Apesar de toda a tecnologia e do trabalho maquinário, o artesanato nunca caiu em desuso e continua sendo reconhecido, tendo um papel fundamental em diversas áreas da cultura e economia.

O Dia do Artesão foi criado justamente para valorizar esse profissional, mostrando o quanto é importante para vários setores de desenvolvimento do país. E para celebrar a data, o Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) Maria Sebastiana da Silva, em Porangatu, promove a 1ª Mostra de Artesanato – Mãos que Constroem.

O evento será realizado entre os dias 22 e 26 de março (segunda a sexta), com programação completamente online e gratuita. A transmissão será feita pelo canal Peequi, no YouTube, e contará com rodas de conversa sobre o empreendedorismo criativo, discutindo sobre ações para o desenvolvimento de renda para o artesão.

Além disso, o evento também contará com workshops e a exibição de um documentário. A ação surge com uma proposta de valorização ao artesanato produzido no norte do estado. A mostra Mãos que Constroem, do Cotec, visa também dar maior reconhecimento ao artesão, oferecendo a oportunidade de visibilidade, melhoria de renda e qualidade de vida.

Para Thais Cesário, que é diretora da unidade de ensino, o evento será importante para estimular que os artesãos locais continuem empreendendo, evoluindo e transformando sua realidade.

Segundo ela: “É preciso evidenciar de forma sistêmica as ações que possibilitam maior lucratividade e renda por meio do artesanato e, principalmente, estimular a competência técnica e empresarial dos artesãos e de suas unidades produtivas, como previsto no Projeto de Lei nº 256/2015, que institui o Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro, ainda em tramitação no Senado“, finaliza.

Ações do Cotec de Porangatu em comemoração ao Dia do Artesão:

23/03 às 20h10 – Workshop: Técnicas  de curtimento da pele de Tilápia e o seu aproveitamento na fabricação de peças artesanais.

24 e 25/03 às 19h – Documentário: Mãos que constroem

26/03 às 20h10 – Documentário: Mãos que constroem

Leia também: