GOIÁS

Jalles Machado é homenageado em exposição no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

Mostra segue disponível até o final de 2024

A exposição “Trajetórias – 130 Anos de Jalles Machado” está disponível para visitação até o final de 2024 no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Com entrada gratuita, a mostra é uma homenagem a Jalles Machado de Siqueira, uma figura marcante para o Estado. Dispondo de um acervo doado pela família, a exposição conta com documentos, fotografias e um filme biográfico documental.

Em 2024, o engenheiro, agricultor, empresário e pecuarista Jalles Machado completaria 130. “Uma pessoa que fez a diferença na vida do Estado, fez hidrelétricas, lavouras de café, fez o projeto da rodovia Anápolis-Belém. Uma pessoa visionária que fez muito por Goiás”, destacou o neto do homenageado, Otávio Lage de Siqueira Filho.

Jalles, reconhecido como parte da história de Goiás, foi um influente deputado federal. Ele é autor de projetos como a ligação Anápolis-Belém, hoje conhecida como Belém-Brasília, e do Sistema Rodofluvial Brasileiro. Seu impacto também se estende ao projeto de uniformização do preço dos combustíveis líquidos em todo o território nacional.

“É uma parceria no sentido de buscar resgatar essa memória de um homem importante para a história de Goiás e do Brasil”, disse Jales Guedes Coelho Mendonça, presidente do IHGG.

Silvia Regina Fontoura de Siqueira, conhecida como Silvinha, expressou satisfação em poder contribuir para a exposição. “Quando fomos convidados, nasceu no nosso coração uma motivação muito grande porque o vovô era um homem à frente do seu tempo”, contou.

Jalles Fontoura de Siqueira, outro neto do homenageado, identificou seu avô como um visionário que trabalhou intensamente por Goiás, sendo uma figura fundamental para a história do estado.

ANOTA AÍ
Exposição “Trajetórias – 130 Anos de Jalles Machado”
Data: até dezembro de 2024
Local: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
Entrada: Gratuita