NO YOUTUBE

Jorge Braga é o convidado desta sexta (29) para a série ‘Escritores e Ilustradores Goianos’

Cartunista, idealizador da Gibiteca Jorge Braga e autor do primeiro quadrinho publicado em Goiás, o artista é o terceiro convidado da série

(Foto: Reprodução)

Para o terceiro episódio da série “Escritores e Ilustradores Goianos”, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), disponibiliza nesta sexta (29), no canal da Pasta no YouTube, um videocast inédito com ninguém menos que o cartunista Jorge Braga, um dos nomes mais fortes na cena goiana.

A série teve sua estreia neste mês de janeiro e faz parte do projeto “Cultura em Casa”, idealizado pelo governo e pela Secult, que desde o início da pandemia da Covid-19 vem trazendo conteúdos culturais e educativos, pensando no entretenimento do público goiano.

Jorge Braga começou a ilustrar ainda pequeno, ao mesmo tempo em que aprendia a escrever. Para se ter ideia, foi nos primeiros anos de escola que a paixão por quadrinhos se manifestou. Foi com apenas 13 anos de idade que iniciou, no jornal da escola, a atividade que viria a desenvolver por toda a vida, motivo de sua maior paixão e orgulho profissional.

Segundo o cartunista, já são 48 anos trabalhando na área e sempre com carteira assinada. Mesmo que sua afirmação tenha sido em tom de brincadeira, a verdade é que o artista já passou por inúmeras redações de jornais locais. Ele trabalha em Goiânia desde seus 16 anos, que foi quando se mudou para cá.

Durante o episódio de “Escritores e Ilustradores Goianos”, Jorge Braga conta um pouco sobre sua infância em Patos de Minas (MG), que foi onde começou a descobrir seus traços.

Conta também sobre sua estreia no jornal goiano “Cinco de Maio”, em 1973, além de discorrer sobre como teve a ideia que viria a originar a Gibiteca Jorge Braga, para o qual doou 1.700 exemplares de gibis, representando hoje, um espacinho perfeito para incentivas a leitura infantil.

São dele os conhecidos personagens Super Badião (vendedor de pequi da Praça do Bandeirante), Romãozinho (alter-ego de sua infância) e Perebão (herói tipicamente brasileiro que luta contra o crime e contra o sistema, que solta os bandidos que ele prende), além de incontáveis charges sobre os mais diversos assuntos.

Uma curiosidade é que a primeira revista em quadrinhos p’ublicada em Goiás, “Badião x Goianinho“, tem autoria do artista. Incrível, não é mesmo?

O episódio com Jorge Braga vem em boa hora, já que no dia 30 de janeiro (sábado), é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional. Vale a pena assistir! Clique aqui para assistir ao vídeo quando for publicado.