LITERATURA

Lançamento do livro ‘Vozes Mulheres’ destaca o lugar de fala da mulher afro-brasileira

Obra será lançada nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa de Goiás

O lugar de fala da mulher afro-brasileira é o tema central de ‘Vozes Mulheres’, novo livro da escritora goiana Rosy Cardoso, que será lançado nesta segunda-feira (2), às 17h, na Assembleia Legislativa de Goiás. A obra aborda as vozes historicamente silenciadas de mulheres negras, explorando temas como racismo, preconceito de classe e gênero, além das condições degradantes de trabalho.

O livro é fruto da pesquisa acadêmica de Rosy Cardoso sobre Olhos D’Água, de Conceição Evaristo, obra vencedora do Prêmio Jabuti em 2015. Inspirada pela frase “Minha mãe costurava seus dias com fios de ferro”, que abre o livro de Evaristo, Rosy analisa os 15 contos que compõem a coletânea, trazendo à tona a resistência e a resiliência das mulheres negras. “Sua literatura revela e condena o comportamento de uma sociedade que, por meio de força coercitiva e discursiva, forjou a objetificação da mulher negra”, explica a autora.

Além do lançamento, o evento contará com uma exposição intitulada Resistência, composta por telas que retratam o cotidiano de mulheres, também assinadas por Rosy Cardoso. Haverá ainda uma sessão de autógrafos e a participação especial da escritora Sônia Elizabeth, responsável pelo prefácio do livro.

Sobre a autora

Rosy Cardoso, natural de Goiatuba, é escritora, ceramista e artista visual. Mestre em Letras pela PUC-GO, ela é autora de Iconografia Poética (2016), em coautoria com Nonatto Coelho, e dos livros de poesia Andarilha (2018) e Duas Falas Dois Encantos (2021). Com participações em antologias no Brasil e no exterior, Rosy integra diversas instituições literárias, como a União Brasileira de Escritores – Seção Goiás e a Academia Goianiense de Letras.

ANOTA AÍ
Lançamento de livro: Vozes Mulheres 
Autora
: Rosy Cardoso
Páginas: 170
Editora: Kelps
Preço: R$ 50
Data: 02 de dezembro de 2024, às 17 horas
Local: sede da Assembleia Legislativa de Goiás (saguão térreo, bloco C). Av. Emival Bueno, Quadra G -Lote 01 – Parque Lozandes
Entrada gratuita