Goiânia recebe exposição inspirada em arte de Mães de Santo do Brasil; entrada é gratuita
Mostra segue em cartaz até o mês de julho
No dia 16 de maio, às 19 horas, a galeria Sebastião dos Reis, localizada no Centro Cultural Octo Marques, abrirá as portas para a exposição individual da artista visual goiana, Raquel Rocha. Intitulada “As Matriarcas”, a mostra apresentará um conjunto de obras singulares, onde pinturas meticulosas em cestas de palha, adornadas com 16 búzios, evocam o tradicional jogo do merindilogun, também conhecido como jogo de búzios, praticado pelas Mães de Santo no Brasil.
O trabalho de Rocha não se limita à expressão artística, sendo um tributo às mulheres que, ao longo da história, foram fundamentais para a preservação e propagação da cultura afro-brasileira. Com curadoria do artista Divino Sobral, a exposição apresentará 12 obras produzidas por Raquel Rocha entre 2022 e 2024. Além disso, duas obras da série foram selecionadas para serem exibidas como convidadas na programação da FARGO 2024.
Raquel Rocha, também candomblecista iniciada há sete anos, explora em suas obras a importância das matriarcas do Candomblé na preservação da identidade cultural afro-brasileira. Segundo a própria artista, “o culto aos Orixás só existe pela fé e determinação das Mães de Santo. Elas são as fundadoras das primeiras casas de candomblé no Brasil”, destacando o papel crucial dessas mulheres na luta pela liberdade e na transmissão dos ensinamentos ancestrais.
ANOTA AÍ
Exposição “As Matriarcas”
Data: de 16 de maio a 13 de julho
Local: Galeria Sebastião dos Reis, Centro Cultural Octo Marques ( Rua 4, 515 – St. Central, Goiânia – GO)
Entrada: gratuita