LANÇAMENTO

Livro sobre os conflitos de um padre que se tornou jornalista será lançado nesta quinta (28/4)

Com autoria de Rafael Vieira, o livro será lançado nesta quinta (28/4), no Museu de Arte de Goiânia

Padre e jornalista Rafael Vieira, lança livro em Goiânia nesta quinta, 28 (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de contar um pouquinho sobre as histórias vividas, além dos diversos conflitos ao conciliar o jornalismo e a batina, será lançado nesta quinta-feira (28/4), o livro “Entre a fé e os fatos”, do padre e jornalista Rafael Vieira. O evento de lançamento será realizado no Museu de Arte de Goiânia (Setor Oeste), a partir das 19h30.

A obra, lançada pela editora Máquina de Livros, narra sobre as dificuldades de abraçar as duas funções, além de tratar sobre as limitações de abordar pautas mais delicadas à Igreja. Em um desabafo sincero, Rafael também conta aos leitores sobre a autocobrança que enfrentou para produzir reportagens sem amarras religiosas.

Com quase 40 anos de profissão, já atuou como repórter, apresentador, editor e editorialista – tudo isso, conciliado ao sacerdócio. Em formatos impresso e e-book, a obra chega às principais livrarias e sites de todo o país.

“Entre a fé e os fatos” apresenta os dois lados da moeda

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rafael Vieira (@rafa_vieira)

Tudo começou nos anos 1980, quando Rafael deu início à carreira de jornalista, quase ao mesmo tempo em que se tornou padre. Ao longo de todo esse tempo, viveu diversas histórias e precisou lidar com inúmeros conflitos internos. Segundo ele, o livro nasceu de uma antiga vontade de contar o que viveu – e continua vivendo – ao conciliar as duas jornadas. Segundo o autor:

“Este livro é fruto de uma vontade antiga de esmiuçar os dilemas que me acompanham como padre e jornalista, sobretudo quando cubro algum assunto relacionado à fé” ,

Rafael, que ainda se divide entre as missas em Brasília e o trabalho como diretor-geral da TV Pai Eterno, ainda acrescenta: “mas tento ser jornalista e padre sem precisar agir o tempo todo como uma espécie de assessor de imprensa honorário da Igreja”.

Ele conta que já teve várias oportunidades interessantes ao longo da carreira. Participou da cobertura de três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2020), já entrevistou diversas figuras do cenário político e cultural brasileiro e muito mais.

Além disso, já trabalhou como redator e locutor na Rádio Vaticano – o que lhe rendeu proximidade aos últimos três Papas. Em um de seus trabalhos mais recentes, chegou a atuar na assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Apesar disso, “Entre a fé e os fatos” não deixa de mencionar temas polêmicos, a exemplo da censura sofrida por padres, assim como os diversos escândalos sexuais envolvendo religiosos da Igreja Católica nos últimos anos.

Mas é claro que os leitores também poderão apreciar histórias leves e engraçadas – como quando Rafael quase entrou para a primeira edição do “Big Brother Brasil”. Ele chegou a ser confinado no hotel e entrevistado por Boninho. Ou ainda quase desmaiou de emoção ao conversar com a atriz Fernanda Montenegro por telefone.

Vale mencionar que a obra tem prefácio de Gerson Camarotti, da Globonews, o primeiro jornalista brasileiro a entrevistar o Papa Francisco. No texto, escreve: “A transparência na abordagem dos temas é uma ajuda preciosa para entender como o clero em geral costuma olhar a imprensa. Para os jornalistas, é pedagógico conhecer a construção da notícia pela ótica das fontes”. Sem dúvidas, uma obra que promete desmistificar vários temas e esclarecer muito sobre os dois mundos.

Serviço

Lançamento “Entre a fé e os fatos”

Quando: 28/4

Onde: Museu de Arte de Goiânia (Setor Oeste)

Horário: 19h30

LEIA TAMBÉM: