Mais de 30 terreiros se reúnem em procissão em homenagem aos Pretos Velhos em Goiânia
Saiba como participar
No próximo domingo (5), Goiânia recebe uma procissão em homenagem aos Pretos Velhos, organizada pelo Conselho de Umbanda do Estado de Goiás (CUEGO). Mais de 30 terreiros de Umbanda e outras tradições, como Jurema e Omoloko, participarão do evento.
A concentração está marcada para às 16h, no Centro Espírita São Miguel Arcanjo, localizado na Décima Primeira Avenida, Setor Leste Universitário. No local serão prestadas homenagens à Vó Erotildes, benzedeira que fundou a casa de oração na década de 50 e faleceu em 2016. Após a cerimônia de abertura, que incluirá apresentações de música afro e ato ecumênico, a procissão seguirá seu trajeto.
À frente do cortejo estará uma Kombi levando os dirigentes espirituais anciãos, em uma demonstração de respeito à ancestralidade e às entidades homenageadas. A procissão passará pela Quinta-Avenida, em direção à Avenida 10, rumo à Praça Cívica, por volta das 17h.
“Uma das características da nossa procissão é o respeito e amor aos Pretos Velhos, por isso a caridade é um dos pilares”, detalha Mestre André, ao explicar que cada participante doará um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Instituto Batuíra de Saúde Mental.
ANOTA AÍ
Procissão em homenagem aos Pretos Velhos
Data: 5 de maio
Horário: 16h
Concentração: Centro Espírita São Miguel Arcanjo – Setor Leste Universitário