DA NOSSA TERRA

Maria Eugênia, a Voz de Goiás, comemora 30 anos de carreira com show gratuito em três capitais brasileiras

"Turnê 30 Anos" começará dia 29 de junho em Palmas, e seguirá para São Paulo e Rio de Janeiro

A cantora goiana Maria Eugênia comemora 30 anos de carreira com um show gratuito em três capitais brasileiras. A “Turnê 30 Anos” começa no dia 29 de junho em Palmas (TO), segue para São Paulo (SP) no dia 5 de julho e termina no Rio de Janeiro (RJ) no dia 7 de julho. Os shows apresentam grandes canções da trajetória da artista, destacando sua representatividade goiana na música brasileira.

Conhecida como “a voz de Goiás”, título dado pelo diretor de novelas Marcos Schechtman, Maria Eugênia retorna aos palcos para celebrar suas três décadas na música. Os shows acontecem no Teatro Sesc em Palmas, no Teatro Leopoldo Fróes em São Paulo, e no Quintal Centro Cultural em Niterói, Rio de Janeiro.

O repertório inclui músicas significativas de toda a sua carreira, com nova roupagem sob a direção musical de Luiz Chaffin, que também a acompanhará no violão. Fred Valle na bateria e Marcelo Maia no baixo completam a banda. O setlist inclui MPB, samba, baião e canções regionais.

Maria Eugênia explica que, embora muitos a vejam como cantora de clássicos da MPB ou de músicas regionais, ela canta o que ama e que a representa. Para o show, escolheu músicas de Milton Nascimento, Chico Buarque e compositores goianos como Juraíldes da Cruz, Cacá Moraes e Petrúcio Amorim.

Com formação em piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Eugênia possui 30 anos de carreira fonográfica, 18 discos lançados e várias participações em projetos coletivos. Ela já gravou com artistas como Xangai, Altay Veloso, Leonardo e Renato Braz. Tem gravações notáveis, como “Geni e o Zepelim” e o DVD “Uma Viagem Através da Música do Brasil” gravado em Portugal.

A cantora se apresentou em quase todos os estados brasileiros e em diversos países, o que lhe rendeu o título de Oficial da Ordem do Rio Branco. Maria Eugênia ressalta a importância da palavra e da poesia em seu trabalho, afirmando que gosta de cantar músicas com significado.

Maria Eugênia espera que a turnê ajude a disseminar a música do Centro-Oeste pelo Brasil. Ela acredita na riqueza e diversidade da música brasileira e quer que o público valorize os compositores do interior do país. “O Brasil é extenso demais, é rico demais, meu mote sempre foi esse: olhem para o Brasil, olhem para o interior. Nós temos muita diversidade aqui, temos compositores memoráveis e toda música merece ser apreciada”, disse.