CULTURA

1ª Mostra Cultural de Mossâmedes celebra 250 anos da Igreja de São José; veja programação

Evento será entre os dias 16 e 19 de março

Igreja São José de Mossâmedes celebra 250 anos com Mostra Cultural (Foto Jucimar Sousa)

Em comemoração ao jubileu de 250 anos da Igreja Matriz, a cidade de Mossâmedes (GO) receberá sua 1ª Mostra Cultural no dia 16 de março, com programação totalmente gratuita. O evento ocorrerá na Praça Damiana da Cunha e contará com o trabalho voluntário da população, bem como doações dos mossamedinos.

Em sua programação, a mostra terá apresentações musicais, shows, exposições e gastronomia, que ficará por conta da Mostra Culinária “Sabores do Coração do Cerrado”. Além da mostra, a Igreja de São José contará ainda com vasta programação cristã, que segue até o dia 19 de março.

De acordo com Sebastião Filho, idealizador e um dos organizadores da 1ª Mostra Cultural de Mossâmedes, o objetivo principal do evento é promover o resgate da identidade da população. “Este será um encontro com o passado e com a memória”, ressaltou ao Mais Goiás.

Segundo Sebastião Filho, a celebração é um esforço coletivo que destaca as belezas da Igreja Matriz de São José. “A cultura em Goiás não pode ficar restrita a apenas seis municípios. O esforço coletivo para a realização da 1ª Mostra Cultural deve-se ao fato de estarmos celebrando os 250 anos da igreja, uma das mais bonitas de Goiás, com características construtivas peculiares, patrimônio histórico do estado”, destaca.

Valorização e reconhecimento histórico

Construída em 1774 pelo governador José de Almeida Vasconcelos Soveral e Carvalho, a Igreja Matriz de São José foi homologada como Patrimônio Histórico do Estado de Goiás pela Lei Estadual nº 9.843/85. Os habitantes da cidade buscam o reconhecimento nacional por parte do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sebastião Filho é um dos responsáveis pela Associação Aldeia, que trabalha em prol da valorização e do reconhecimento histórico da cidade de Mossâmedes, localizada a apenas 150 quilômetros de Goiânia. “É por Mossâmedes que se explica a política de aldeamento levada a cabo pela Coroa Portuguesa, que tinha a finalidade de usar a força de trabalho de dezenas de povos originários do Brasil Central na pecuária e agricultura, ainda que com muita violência”, comenta.

Ao Mais Goiás, a Associação Aldeia informou que busca mobilizar instituições públicas e privadas para a construção de cinco museus na cidade. “A construção desses complexos culturais é importante para o resgate da memória e a valorização da cultura do povo goiano”, acredita Sebastião.

Confira a programação completa da 1ª Mostra Cultural de Mossâmedes e jubileu de 250 anos:

  • Celebrações eucarísticas
  • Shows com cantores católicos
  • Exposição fotográfica que retrata a história da cidade
  • Mostra Culinária das Famílias Mossamedinas
  • Exposições de quadros do artista plástico Gomes de Souza
  • Exposição de objetos históricos
  • Vocalização de cordel
  • Orquestra Filarmônica
  • Show de João Caetano
  • Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

ANOTA AÍ
1ª Mostra Cultural de Mossâmedes 
Data: de 16 a 19 de março
Horário: 19h
Local: Praça Damiana da Cunha (Mossâmedes – Goiás)
Entrada: gratuita