Mostra Infâncias Plurais apresenta 2ª coletânea de vídeos para público infantil
Em 31 de agosto, terça-feira, o Itaú Cultural lança a segunda coletânea de vídeos da…
Em 31 de agosto, terça-feira, o Itaú Cultural lança a segunda coletânea de vídeos da Mostra Infâncias Plurais, que está sendo apresentada de forma online e gratuita no site da instituição.
A mostra, que é dedicada aos pequenos e também à toda a família, acontecerá até o dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, reunindo ao todo cerca de 50 vídeos.
As produções foram selecionadas por meio de um projeto com o mesmo nome, realizado no fim do ano passado e que tinha o objetivo de inspirar a produção de conteúdo audiovisual para o público infantil.
Além disso, a Mostra Infâncias Plurais também pode ser utilizada por professores, educadores e artistas, como material curricular ou para estudo.
As produções apresentadas possuem uma linguagem simples, poética, cativante e criativa, que envolve não apenas os pequenos, mas também todo o público interessado.
Vale mencionar que os trabalhos fogem dos conhecidos clichês que geralmente marcam presença nos conteúdos infantis, tratando as crianças como protagonistas de suas histórias.
Assim, a ideia é não oferecer caminhos conhecidos às crianças, fazendo com que possam tirar suas próprias conclusões a partir do que veem, com a possibilidade de interpretações diversas.
Conheça os vídeos da segunda coletânea da Mostra Infâncias Plurais
Um dos projetos que entram em cena é o pernambucano “Riscação”, que mostra o processo de criação de um desenho entre uma mulher adulta e uma menina, que usam as paredes e o chão para desenhar com giz e tinta guache.
Outro conteúdo apresentado será “Partes Móveis”, produzido no Rio Grande do Sul.
Nele, em um quarto, entre a cama e o guarda-roupa, diversas possibilidades de interação e movimento são descobertas, em uma brincadeira com os objetos em volta e o corpo.
Já em “Casa em Jogo [amarelo]”, de São Paulo, as crianças são apresentadas a diversas possibilidades criativas e divertidas dessa cor, que por meio de uma banana, resgatam diversas referências artísticas e deixam a imaginação fluir.
No carioca “Pintar e Brincar Sempre”, as crianças aprendem a contar uma história a partir de um desenho, deixando a criatividade entrar em cena.
E para finalizar a coletânea da Mostra Infâncias Plurais, tem o “Move Game”, de Mato Grosso do Sul, que mostra diferentes jogos eletrônicos tendo uma criança como protagonista de suas fases.
Serviço
Mostra Infâncias plurais exibe segunda coletânea de vídeos
Onde assistir: site Itaú Cultural
Acesso: gratuito
Leia também: